Equipes de limpeza intensificam trabalho nas praças de alimentação dos shoppings
EQUIPES DE FISCALIZAÇÃO DO ESTADO DURANTE REUNIÃO PREPARATÓRIA NA SECRETARIA DA SAÚDE: VIGILÂNCIA SANITÁRIA VAI ATUAR NO SHOPPING RIOMAR E NO MERCADO DO AUGUSTO FRANCO
Publicado em 19 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
Equipes de limpeza intensificam trabalho nas praças de alimentação dos shoppings
EQUIPES DE FISCALIZAÇÃO DO ESTADO DURANTE REUNIÃO PREPARATÓRIA NA SECRETARIA DA SAÚDE: VIGILÂNCIA SANITÁRIA VAI ATUAR NO SHOPPING RIOMAR E NO MERCADO DO AUGUSTO FRANCO
O Comitê de Opera- ções Emergenciais (COE) da Prefeitura de Aracaju decidiu ontem adotar novas medidas relacionadas ao processo de retomada da atividade econômica na cidade. Entre os pontos abordados, o funcionamento dos mercados Antônio Franco, Virgínia Franco e Thales Ferraz, no Centro, e a reabertura parcial dos estacionamentos públicos na Orla da Atalaia.
Em relação aos mercados centrais, todos serão reabertos a partir de hoje. Nestes espaços, serão aplicadas as mesmas regras de higienização e controle de acesso que já estão em vigor no Mercado Virgínia Franco, com disponibilização de álcool em gel e de máscaras, limitação do número de portas abertas, colocação de banners informativos e fiscalização do cumprimento do distanciamento social. A equipe gestora da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já iniciou o diálogo com os comerciantes para orientá-los sobre os protocolos sanitários.
Sobre os estacionamentos públicos na Orla, a Prefeitura fará a abertura parcial das vagas a partir desta sexta-feira. O bolsão de estacionamento localizado na Orlinha da Coroa do Meio, próximo ao farol, será reaberto integralmente, enquanto os demais bolsões serão liberados em parte, para atender a demanda de 50% da capacidade dos bares e restaurantes localizados ao longo da Orla da Atalaia, conforme estudo realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Bares e praças de alimentação – A decisão acompanha a segunda etapa do Plano de Retomada Econômica do governo estadual, que autorizou a abertura parcial de bares, restaurantes e sorveterias. Eles também começam a funcionar a partir de hoje, com 50% da capacidade de cada estabelecimento e medidas de controle e distanciamento social. Os shoppings centers e as galerias comerciais também já voltaram a funcionar, na semana passada, com capacidade igualmente limitada.
Na reunião, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, apresentou os dados sobre a evolução da doença em Aracaju, estando o cenário atual de queda gradativa da proliferação da covid-19. Em número de novos casos, houve uma redução de 57% na média móvel dos últimos sete dias em comparação aos 14 dias anteriores. Da mesma forma, houve diminuição do índice de mortes em 31%. A taxa de letalidade da doença na capital segue em 2, uma das mais baixas do país.