Milhares de recuperados
Publicado em 04 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
É fato de conhecimento público: não se faz campanha eleitoral com bons modos. A adoção de estratégias am paradas em crimes de calúnia e desinformação, contudo, redunda em um rebaixamento do debate público muito nocivo à sociedade como um todo, independente de cores partidárias. Infelizmente, nem os infectados pelo Covid-19 foram poupados da baixaria.
As suspeitas levantadas de modo espetacular a respeito do Hospital de Campanha de Aracaju, por exemplo, desprezam a vida salvas por iniciativa do poder público municipal. Se há indícios de irregularidade, que estes sejam apurados. Em verdade, no entanto, centenas de vidas já foram salvas sob o teto improvisado a fim de enfrentar o coronavírus.
Não bastasse a construção do Hospital de Campanha, a Prefeitura ainda mantém um serviço de monitoramento nas Unidades Básicas de Saúde e o projeto Aracaju pela Vida, por meio do qual a secretaria municipal de Saúde já prestou assistência doméstica a centenas de infectados.
Não é à toa que a taxa de recuperação entre os infectados por Covid-19 na capital sergipana é tão alta. Até a última segunda-feira, 29.603 aracajuanos foram diagnosticados com a doença. Destes, 20.022 já estão sãos e salvos.
Nem tudo são flores no combate à pandemia em âmbito local. Última sexta-feira, o Governo de Sergipe deu início a um temerário plano de retomada econômica, com o potencial de autorizar aglomerações e aumentar o contágio. Além disso, nenhuma autoridade apresentou uma estratégia consequente para minimizar os efeitos da pandemia entre os trabalhadores com prejuízo na renda e desempregados.