Segunda, 28 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Ministro assina ordem de serviço para obra de expansão do HU de Lagarto


Publicado em 15 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se


ASPECTO DA SOLENIDADE PRESIDIDA PELO MINISTRO MÁRCIO MACÊDO (Graccho/SGPR)

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, assinou, na manhã desta sexta-feira, 14, a ordem de serviço para a construção do Complexo Administrativo, de Ensino, Pesquisa e Imagem do Hospital Universitário de Lagarto.
Ao lado do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, o ministro autorizou o investimento de R$ 39,8 milhões para a obra, que se constituirá em um marco para o ensino, a pesquisa e a assistência hospitalar, beneficiando milhares de pessoas em Sergipe e na Bahia.
O ministro iniciou seu discurso fazendo uma retrospectiva do início das obras. “Desci do carro, coloquei os pés na cidade de Lagarto e me veio à cabeça um filme. Um filme com vários protagonistas, sendo o principal o povo, mas com personagens como Marcelo Déda e Luiz Inácio Lula da Silva. Estamos voltando aqui, e algumas pessoas que estavam naquele dia estão presentes, junto com outras tantas que se somam para a assinatura da ordem de serviço para a construção de um novo Hospital Universitário, que vai ajudar na missão de cuidar do nosso povo e da nossa gente”, relembrou Macêdo.
“Por determinação do presidente Lula, estamos assinando a ordem de serviço de um lado, e, do outro, as máquinas começam a trabalhar, com a obra já em andamento e o dinheiro na conta, para que esse sonho se torne realidade. Só vale a pena estar na política e na gestão para isso: mudar a vida das pessoas para melhor. Estou muito feliz por este dia”, enfatizou o ministro.
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, expressou sobre o impacto dessa obra. “Este é um momento importante para celebrar essa obra, resultado de uma parceria forte com o ministro Márcio Macêdo, que priorizou uma obra tão relevante como essa. Estamos buscando melhores condições de trabalho, ensino e atendimento à população. O recurso está empenhado, a obra está em andamento, com um laboratório moderno, ambulatório de especialidades e uma rede onde o HU desempenhará um papel fundamental”, afirmou Chioro, destacando o compromisso da Ebserh com a melhoria da infraestrutura hospitalar e educacional.
O vice-governador e secretário estadual da Educação, Zezinho Sobral, também se pronunciou sobre o impacto do investimento. “São 40 milhões investidos aqui, o que vai melhorar a qualidade do ensino, proporcionar oportunidades de conhecimento, gerar empregos e complementar ações integradas. É um olhar voltado para a educação e a saúde, do presidente Lula”, afirmou Sobral, destacando a importância do projeto para o desenvolvimento da região.
O Complexo terá uma área total de 6 mil metros quadrados e contará com laboratório de Patologias Clínicas, Centro de Imagem, biblioteca, salas de aula, laboratório de Tecnologia da Informação, auditórios e áreas técnicas.
O projeto fortalecerá a formação acadêmica dos estudantes da área da saúde da UFS e melhorará o atendimento aos pacientes, garantindo mais eficiência nos serviços de diagnóstico e tratamento hospitalar.
A obra está alinhada aos objetivos do Novo PAC, contribuindo para o aprimoramento da infraestrutura hospitalar nas regiões do interior do país, a formação de profissionais qualificados para o SUS, a ampliação do acesso à saúde e ao ensino de qualidade.
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, mostrou sua alegria com a parceria do ministro. “Parabenizo Márcio Macêdo pelo grande trabalho no ministério do presidente Lula, ajudando na alocação desses recursos para trazer melhorias para a nossa cidade. Estamos muito felizes e satisfeitos com esta obra, que vai trazer mais desenvolvimento e melhorar a prestação de serviços na nossa cidade”, declarou o prefeito, reforçando o impacto positivo que a obra terá na população local e regional”, disse.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade