Quarta, 14 De Maio De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Ministro Márcio Macêdo é homenageado por Universidade da Amazônia


Publicado em 25 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, cumpriu agenda, na quarta-feira (23), em Belém (PA), onde foi homenageado pela Universidade da Amazônia (Unama). Na cidade, o ministro foi recebido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pelo prefeito de Belém, Igor Normando. Márcio Macêdo realizou o lançamento do programa “Conexão Cidadã”, voltado à busca ativa de catadores e catadoras autônomos, participou da reunião do Fórum de Participação Social do Pará e prestigiou o Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal.
“Foi um dia bastante produtivo, uma agenda importante de entregas do governo federal e de diálogo dentro do contexto da COP 30. Começamos o dia na Universidade da Amazônia, onde conhecemos um projeto muito interessante de reciclagem. Depois fui recebido pelo governador Helder, com quem conversei também sobre os preparativos para a COP. Ao lado do prefeito Igor, fizemos o lançamento do programa de busca ativa dos catadores e encerramos o dia em diálogo com prefeitos e prefeitas da Amazônia Legal e com os movimentos sociais”, afirmou o ministro
Na primeira agenda, na Universidade da Amazônia, Márcio Macêdo recebeu a Comenda Unama 50 anos, em reconhecimento ao seu trabalho institucional em prol da democracia participativa, da sustentabilidade e do fortalecimento das políticas públicas de base comunitária no país. Além da comenda, o ministro participou do lançamento oficial do projeto Ser Recicla, que vai implementar ferramentas de coleta seletiva e educação ambiental em todas as instituições de ensino superior do grupo, em diferentes regiões do Brasil.
No Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal, promovido pela Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia (DUSA), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o ministro disse que reuniões que recuperam a relação federativa são importantes não só para COP 30. Ele lembrou que o governo está há dois anos recuperando essa relação complexa. Elogiou a iniciativa por aprofundar o debate com o governo federal sobre como implementar decisões tomadas pelos chefes de Estado em COPs anteriores.
E mais que isso: como fazer com que as propostas das cidades, da sociedade civil tenham influência nas negociações que serão feitas na COP da Amazônia. “Que legado queremos deixar? A COP pode ser uma janela para colocar a Amazônia na rota do desenvolvimento sustentável. Mas, para isso, é preciso ouvir e conhecer o que querem as pessoas que vivem na Amazônia”, disse o ministro. E acrescentou que a ampliação do diálogo dos prefeitos e prefeitas com o governo federal é absolutamente possível e desejável.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade