Sexta, 04 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Moradores do sertão protestam por falta de água


Publicado em 23 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


A rodovia foi fechada pelos moradores

Milton Alves Júnior

Caminhões-pipa estão sendo utilizados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), para levar água para dezenas de famílias que residem no povoado Lagoa Redonda, município de Porto da Folha, na região do Alto Sertão Sergipano. Devido a falta do produto nas torneiras, no início da manhã de ontem um grupo de moradores decidiu bloquear parte da rodovia estadual que corta a cidade, como forma de chamar a atenção do Governo do Estado, e de órgãos de fiscalização a exemplo do Ministério Público Estadual (MPE), e do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). Por meio de nota pública, a empresa sergipana responsável pelo sistema reconheceu o problema, e informou ter ocorrido uma ‘sucessão de problemas técnicos’.

Entre esses impasses operacionais, responsáveis pela suspensão do fornecimento nas residências, está a falta de energia na região onde fica o maquinário responsável pelo bombeamento da água, bem como o rompimento da adutora sertaneja. Durante o último final de semana técnicos da Deso estiveram no local para analisar o problema, e identificaram que – em especial no que se refere à queda de fornecimento elétrico -, as fortes chuvas as quais atingiram o município, contribuíram diretamente para a interrupção funcional das máquinas. Durante a manifestação, os contribuintes alegaram que a falta de água acontece há mais de 60 dias; denúncias estas que foram rebatidas pela Companhia de Saneamento.

“Infelizmente o que ocorreu foi uma cadeia de problemas, a exemplo de uma queda de energia e em seguida o rompimento da adutora sertaneja, o que comprometeu o abastecimento. E não procede a informação sobre todo esse tempo sem água. Tudo já foi resolvido. Mas o abastecimento vai voltando à normalidade de maneira lenta e gradual. Enquanto isso, a Deso já vem disponibilizando caminhões-pipa para que a população possa ter acesso à água”, informou a Companhia. A expectativa do departamento técnico é que o serviço esteja normalizado em todas as residências até o final desta semana.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade