A ação dos patrulheiros foi muito violenta e será apurada.
Motociclista morre após ser detido em abordagem violenta da PRF
Publicado em 26 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Um homem de 38 anos, identificado como Genivaldo de Jesus Santos, morreu após ser imobilizado e detido por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma ocorrência atendida na tarde de ontem. A abordagem aconteceu na BR-101, próximo à casa onde ele morava. Segundo familiares, ele foi algemado e colocado na carroceria de uma viatura da PRF e, dentro dela, acenderam um dispositivo de gás. Genivaldo, que dirigia uma moto ao ser abordado e era portador de esquizofrenia, passou mal após ser detido e morreu a caminho do pronto-socorro.
A ação foi gravada por testemunhas em vídeos divulgados nas redes sociais. Elas mostram que o motociclista é rendido por três policiais e se recusa a colocar as mãos para trás. Tem início uma imobilização e, depois de alguns minutos, Genivaldo é colocado na carroceria da viatura, de onde sai uma fumaça branca. O suspeito aparece com os pés para fora e tentando sair da viatura, que está com a porta fechada. Familiares de Genivaldorelataram que ele teria ficado nervoso durante a abordagem dos agentes.
Em nota, a PRF disse que o homem abordado “resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF” e que,”em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba”. Na mesma nota, o órgão confirma que Genivaldo passou mal durante o deslocamento para a Delegacia de Umbaúba e “socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito”. O caso foi registrado na própria delegacia local. A PRF confirmou que um procedimento disciplinar já foi aberto para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.