MP quer controle nas filas de bancos e lotéricas
Publicado em 16 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
O Ministério Público Fe deral (MPF) encami nhou na manhã de ontem um ofício direcionado ao Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), com a perspectiva de solicitar que agentes da Polícia Militar intensifiquem as rondas em torno de casas lotéricas e agências bancárias. Conforme o JORNAL DO DIA vem apresentando ao longo dos últimos 20 dias, mesmo diante da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, milhares de clientes permanecem buscando o atendimento presencial e gerando aglomeração. Com o reforço operacional, a expectativa por parte do órgão público de fiscalização federal é que as chances de o vírus ser compartilhado sejam minimizados nesses pontos.
Paralelo ao fluxo cotidiano registrado diariamente em agências da Caixa, a direção regional da instituição bancária esclarece que desde o início da semana passada, quando o Governo Federal passou a disponibilizar o programa de Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600 para cidadãos em maior escala atingidos pela crise sanitária, as agências do banco estatal passaram a receber um número maior de pessoas. A Caixa enaltece ainda que tem buscado orientar os clientes a respeitarem as medidas de segurança, mas reconhece que, poucos instantes após essas orientações serem apresentadas, as próprias pessoas acabam se aproximando novamente em menos de 1,5m. Essa colaboração por parte da PM/SE já vinha ocorrendo em pontos de maior movimento.
Na região central de Aracaju, em uma unidade instalada na avenida Barão de Maruim, policiais militares têm colaborado com a ação dos bancários e demais funcionários da instituição; ação semelhante a realizada no conjunto Augusto Franco, Atalaia, Siqueira Campos, Orlando Dantas e Santo Antônio. Na agência do bairro Bugio, zona Norte, o alto movimento de pessoas tem chamado a atenção dos próprios clientes. De acordo com o comerciante Maxssuel Lima, a falta de informações prévias acaba contribuindo para que as pessoas permaneçam nas filas sem a necessidade direta de enfrentá-las. Além da intensificação dos agentes policiais nesses estabelecimentos, ele chama a atenção para a necessidade de melhor comunicação por parte dos bancos.
Para evitar esse tipo de cenário, a Caixa Econômica Federal reforçou que o serviço de atendimento telefônico por meio do número: 0800-726-0207 segue disponível. Esse canal de informações é gratuito e está voltado para os cidadãos tirarem dúvidas, por exemplo, sobre PIS, seguro-desemprego e FGTS. O ofício encaminhado pelo Ministério Público Federal à SSP estende ainda a ampliação dessas rondas na área externa da agência da Receita Federal, no Bairro Inácio Barbosa, onde dezenas de pessoas seguem em busca de regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Nesse local, paralelo ao trabalho realizado pela Polícia Militar, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também permanecem atuando na perspectiva de evitar aglomerações.