Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

MPE COMANDA FÓRUM SOBRE TRANSPORTES


Publicado em 05 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

O Ministério Público Estadual (MPE), através da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP), realizou ontem a primeira edição do Fórum do Transporte Público Coletivo Urbano com o objetivo de promover um debate entre administradores públicos e sociedade. O encontro contou com a presença de representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promotores de justiça, da secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, e de integrantes do Movimento Não Pago. Durante os diálogos, foi discutido o reduzido número de veículos para atender a população, valor da tarifa, falta de segurança nos terminais de integração e retrocesso do sistema nos últimos oito meses.
Para o promotor Henrique Ribeiro, diretor da escola, o órgão público de fiscalização decidiu promover o fórum em decorrência do alto número de descontentamento por parte dos usuários. Segundo o gestor, essa é uma oportunidade impar para que denunciantes e administradores públicos pudessem se encontrar diante do MPE e debater as possíveis soluções para o progresso do transporte coletivo. "Entendemos o pedido dos aracajuanos e esse encontro nos permite debater, sem desordem pública, a atual situação do transporte coletivo. As manifestações nacionais que foram destaque no mundo foram iniciadas após os passageiros se queixarem do aumento no valor da tarifa e esse foi mais um dos assuntos debatidos", declarou.
Presente nos debates, o também promotor e diretor da ESMP, Newton Silveira Dias Júnior, ressaltou a importância do fórum para ampliar o debate sobre as políticas públicas de mobilidade urbana. Segundo o promotor, é de suma importância a presença do MPE nos debates que se referem ao transporte coletivo. "Uma das maiores demandas da sociedade, durante as manifestações de junho deste ano, foi por melhorias no serviço de transporte coletivo urbano, que é uma parte do que representa o tema mobilidade urbana", disse. A fim de tentar promover qualificação do serviço nos demais estados brasileiros, o evento foi promovido pelo Ministério Público de forma simultânea em mais 22 estados.
Atenta aos dados apresentados e declarações proferidas pelos gestores públicos, a estudante Emily Caldas lamentou uma possível falta de atuação dos órgãos competentes no país. Para a jovem de 22 anos, a solução para o trânsito em todas as unidades federativas é ampliar o número de ônibus, redução do valor da tarifa e contratação de mais funcionários. "Às vezes acho que estou sonhando demais e querendo muito para um país como o Brasil, onde os políticos visam apenas seus próprios interesses. Nós temos esses exemplos aqui. Podendo reduzir a tarifa aos domingos, os vereadores se unem e revogam o projeto de lei", lamentou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade