Quinta, 12 De Junho De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

MPT-SE participa de seminário sobre combate ao trabalho infantil em São Cristóvão


Publicado em 11 de junho de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Aspecto do seminário realizado em São Cristóvão(Divulgação/MPT)

A proteção à infância e adolescência e o combate ao trabalho infantil foram temas discutidos nesta terça-feira (10), durante o seminário “Infância Protegida, Futuro Garantido – Cidade Mãe contra o Trabalho Infantil”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de São Cristóvão. O procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga representou o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) no evento alusivo ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data que marca a mobilização global contra a exploração de crianças e adolescentes.
Em palestra durante o seminário, o procurador falou sobre o panorama do trabalho infantil no estado. “Sergipe é um dos estados com a maior incidência das piores formas de trabalho infantil. Estamos falando do trabalho nas ruas, no período noturno, em condições insalubres e de exploração sexual. Apesar de os números apontarem uma redução, a realidade é mais complexa do que parece. Essas piores formas de trabalho são assim definidas exatamente por serem mais nocivas à saúde e ao desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças e adolescentes”, afirmou o procurador.
O seminário reuniu gestores públicos, profissionais da assistência social, educadores e representantes de entidades da rede de proteção, que destacaram a importância da articulação entre instituições públicas e sociedade civil no enfrentamento do trabalho infantil. “É importante que a gente amplie cada vez mais nossa rede de atores na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Por isso, agradecemos muito a parceria com o MPT-SE. Nosso município já internalizou que o trabalho infantil compromete o presente e o futuro”, afirmou o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento.
Uma das medidas de enfrentamento ao trabalho infantil é o incentivo à Aprendizagem Profissional, um mecanismo seguro de inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Atualmente, São Cristóvão tem mais de 100 jovens aprendizes. Um deles é o estudante Fabrício Santos, que citou, como exemplo, a própria história. “Eu sou uma das pessoas que já esteve em situação de trabalho infantil, por causa das necessidades da minha família.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade