**PUBLICIDADE
Muitos candidatos
Publicado em 07 de janeiro de 2020
Por Jornal Do Dia
Uma das três avenidas do corredor Hermes Fontes, a Empresário José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) está sendo recapeada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) no trecho compreendido entre as avenidas Hildete Falcão Baptista e Dr. Adel Nunes, no conjunto Augusto Franco.
Muitos candidatos
A disputa pela prefeitura de Ara caju em 2020 deverá ter candi datos competitivos em todas as correntes políticas. É uma prévia do que poderá ser a disputa pela sucessão do governador Belivaldo Chagas em 2022.
Uma característica das eleições em Aracaju é a definição logo em primeiro turno. Desde o estabelecimento dos dois turnos nas eleições majoritárias em municípios com mais de 200 mil habitantes, em 1994, o eleitor da capital foi obrigado a participar apenas de duas disputas em segundo turno – em 1996 quando João Gama derrotou o petista Ismael Silva e em 2016 na acirrada disputa entre o atual prefeito Evaldo Nogueira e Valadares Filho, que também voltou a enfrentar o segundo turno na eleição para governador, ano passado, derrotado com mais de 300 mil votos. Em 2000 Marcelo Déda obteve uma vitória surpreendente, em 2004 praticamente foi aclamado pela população, em 2008 Edvaldo venceu em primeiro turno com a força de Déda e em 2012 João Alves ressurgiu para fazer a administração mais pífia da história de Aracaju.
Para 2020 já estão em campanha, além do próprio Edvaldo Nogueira, o deputado estadual Gilmar Carvalho. Depois de alianças históricas com o PCdoB de Edvaldo, a cúpula do PT se uniu em torno da apresentação de candidato próprio, o PSB deve voltar a oferecer o nome de Valadares Filho e o chamado bloco de "renovação", liderado pelo senador Alessandro Vieira, deve apresentar a candidatura da delegada Danielle Garcia ou da vereadora Emília Correia.
Muitas lideranças apostam no desgaste de Edvaldo, mas a administração funciona, os serviços são mantidos e muitas obras importantes estão em execução. Tem ao seu lado o PSD do deputado federal Fábio Mitidieri e de Belivaldo.
Gilmar Carvalho continua filiado ao PSC de André Moura, que pode não garantir a sua candidatura em função dos problemas internos que continua criando. Gilmar pediu o aval do TRE para trocar de legenda sem correr risco de perder o mandato, mas até agora não obteve êxito.
Hoje há uma unidade entre todas as correntes e lideranças do PT, de Ana Lúcia a Rogério Carvalho, de Márcio Macêdo a Eliane, em torno da apresentação de candidato próprio. Márcio foi quem primeiro manifestou a vontade de ser o candidato a prefeito e tem circulado muito, inclusive tentando aglutinar antigos petistas;. O nome de Eliane Aquino, no entanto, não pode ser descartado, mesmo com a sua condição de vice-governadora e grande influência na máquina estadual.
A surpreendente eleição do senador Alessandro Vieira e a boa votação de Emília Correia para deputado federal criaram condições de competitividade para o chamado grupo de renovação. Se preservada a unidade, é possível pensar na passagem para o segundo turno.
O PSB terá que lançar candidato a prefeito e deverá ser mesmo Valadares Filho. O partido perdeu força quando apresentou a chapa pai e filho e o eleitorado derrotou os dois. Valadares pai passou 24 anos no Senado, sempre com o apoio de Jackson Barreto e Marcelo Déda. Na primeira eleição que o PSB disputou sozinho perdeu tudo.
A 10 meses das eleições dá para prever apenas que a disputa para a PMA será intensa, haverá segundo turno e que o horário gratuito no rádio e na TV não será tão determinante como em outras ocasiões. Aliás, como já correu na disputa presidencial de 2018.
Reunião
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, convocou para a próxima quinta-feira (9), às 10 horas, uma Reunião Administrativa com os demais conselheiros da Corte, para examinar questionamento apresentado pelo conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, no âmbito do cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua reintegração ao cargo. Clóvis quer de volta o seu gabinete e a nomeação de sua equipe de trabalho. Clóvis foi autorizado pelo STF a retornar às suas atividades após decisão anterior do TCE para a volta de Flávio Conceição.
Promessas
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, já cumpriu, durante o ano de 2019, primeiro ano do segundo mandato, sete das 27 promessas de campanha. Com isso, o chefe do executivo sergipano alcança o cumprimento de 25,92% do programa de governo cadastrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), índice que ultrapassa a média nacional, de 18%.
Promessas 1
A informação é da pesquisa anual realizada pelo site G1, que realiza um levantamento do cumprimento de promessas de governadores e prefeitos dos estados e capitais brasileiras. No ranking, que também mensura promessas firmadas em entrevistas e debates, Belivaldo ocupa, ainda, o 6º lugar do Brasil na ordem dos governadores que mais cumpriram promessas no primeiro ano de mandato.
Promessas 2
Dentre as ações executadas pelo governador, estão a criação do Fundo Estadual de Trabalho e Emprego; o funcionamento do Laboratório de Análise Microbiológica do Leite; a criação do sistema para avaliar a educação básica; a restauração de 660 quilômetros de rodovias; a implantação de 40 quilômetros de pavimentação em rodovias; a ampliação e atualização do cadastro de obras hídricas e de usuários de água, além da implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Promessas 3
Além dos sete itens já cumpridos, Belivaldo também já executou, em partes, mais cinco promessas, nas áreas de Economia, Educação e Cultura e Infraestrutura , restando apenas 15 para serem executadas até o fim de seu mandato, em 2022. Segundo a pesquisa, o estado que mais pontuou no cumprimento de promessas de campanha foi o Espírito Santo, em 1º lugar (44,11%), seguido pelo Amazonas, em segundo (43,90%); Bahia, em terceiro (43,18%); Ceará, em quarto lugar (31,57%); e Santa Catarina, em 5º lugar (30,76). Já o estado o qual a gestão estadual cumpriu menos promessas foi o Acre, com 5,88%.
Poço Redondo
Em recente visita à cidade de Poço Redondo, o ex-deputado Jorge Araujo (PSD) recebeu várias reclamações da comunidade em relação ao funcionamento do Banese naquele município. A princípio, as críticas são em função de que servidores do Banese na maioria das vezes encaminham os clientes para o Ponto Banese, que não possui a mesma estrutura do banco, nem segurança, e mais recentemente com o fato de que nos fins de semana e nos feriados o Banco fica fechado sem acesso do público aos Cashs, o que obriga o deslocamento até a cidade de Canindé.
Poço Redondo
Segundo o ex-deputado, para completar, recentemente o atual prefeito firmou convênio com o Banco do Brasil, Agência de Canindé, para pagamento de parte de contratados, fato que contribui ainda mais para o enfraquecimento do nosso Banese em Poço Redondo. Jorge Araujo se soma às preocupações da população de Poço Redondo, por entender a importância do BANESE para as atividades do município. "O Banese sempre foi um grande parceiro daquela cidade e espero que tanto a direção do Banco como o próprio Prefeito entendam a necessidade do fortalecimento do BANESE, garantindo a prestação de bons serviços a Poço Redondo", destacou.
Cota única
Entregues desde o último dia 30 de dezembro, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Aracaju trazem duas opções de pagamento para os contribuintes: uma em cota única e outra com parcelamento. No caso da opção pela cota única, o pagamento pode ser feito até o dia 15 de janeiro, com desconto de até 7,5%, excetuando os casos em que há débitos com o município, o que possibilitará um desconto de 2,5%.
Parcelas
Já para os que decidirem pagar de forma parcelada, a data de vencimento inicial será dia 5 de fevereiro e, nos meses subsequentes, sempre no dia 5 ou no primeiro dia útil seguinte. Nesse caso, como nos anos anteriores, o IPTU poderá ser pago em até dez parcelas, cujo valor não poderá ser inferior a 93 reais. Além da distribuição dos carnês pelo correio, já está disponível, desde o dia 1º de janeiro, a impressão do carnê no site da Prefeitura de Aracaju, na área do Portal do Contribuinte, para facilitar o acesso da população.
Isenção
Nos casos de isenção, ampliados em abril do ano passado a partir de lei proposta pela atual gestão municipal, enquanto a Prefeitura não conclui as análises, continuam mantidas as do ano passado. A nova lei estabeleceu que as pessoas que têm renda de até dois salários mínimos e imóveis avaliados em até 160 mil reais também são contempladas com o benefício da isenção, o que deverá totalizar 50 mil imóveis isentos.
Novo portal
Visando oferecer um ambiente tecnologicamente mais moderno para o contribuinte e os usuários de serviços, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou na sexta-feira (03), um novo portal de relacionamento eletrônico totalmente reformulado. O secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, frisa a necessidade de constante modernização da estrutura da Sefaz para prestar serviços de qualidade, especialmente no portal da secretaria na Internet.
Tecnologia
O portal foi concebido através de tecnologias alinhadas aos padrões atuais e possui infraestrutura digital adequada para possibilitar a navegação por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Em sua arquitetura, o diferencial é a utilização do sistema VLibras, um tradutor de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os serviços on-line foram reagrupados por receita e o usuário é orientado por ação desejada, seja pagamento ou impressão de uma certidão. Os usuários já podem acessar a nova plataforma no endereço www.sefaz.se.gov.br.
Renuncia
O vereador de Itabaiana Gustavo Américo Máximo Santana Costa (MDB), conhecido como Gustavo Bispo, renunciou ao mandato para assumir vaga em concurso que foi aprovado, na Universidade Federal de Roraima. A distância entre os dois estados fez com ele tomasse a decisão. Em seu lugar assume o suplente Fábio de Jesus (MDB).
Maternidade
O Hospital e Maternidade São José, em Itabaiana, está sendo contemplado com novos recursos destinados pelo ex-senador Eduardo Amorim. São R$ 700 mil de emenda do orçamento 2019 para custeio da Média e Alta Complexidade. "A unidade presta relevantes serviços a Itabaiana e demais municípios da região. Ao todo, durante nossos mandatos no Congresso Nacional, o Hospital e Maternidade São José de Itabaiana recebeu mais de R$ 1,3 milhão para aquisição de equipamentos e materiais, custeio e reforma", destaca Eduardo Amorim.
Emsurb
O jornalista Clóves Trindade assumiu interinamente a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Substitui a Luiz Roberto, que está em férias.
Com agências