Milton Alves Júnior
O estado de Sergipe contabilizou na manhã de ontem o décimo oitavo caso confirmado de feminicídio este ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a vítima foi esfaqueada pelo próprio marido e posteriormente encontrada sem nenhum sinal vital na Zona Rural do município de Graccho Cardoso, região do Médio Sertão Sergipano. Peritos do Instituto Médico Legal (IML), foram acionados para dar seguimento ao procedimento de apuração e, de imediato, constatou marcas semelhantes a perfurações com faca ou objeto similar. Principal suspeito do ataque criminoso, o então marido da mulher foi encontrado sem vida no povoado Boa Vista; a perícia indica suicídio.
Na edição da última terça-feira o JORNAL DO DIA destacou o 17° caso de feminicídio constatado pelo departamento de Segurança Pública estadual; uma mulher foi vista sendo violentada com brutalidade em via pública no município de Aquidabã, também na região do Médio Sertão Sergipano. Pela SSP/SE foi informado que um motociclista procurou a delegacia do município para informar que uma mulher estava sendo esfaqueada. Sobre a identidade do autor, o Comando Geral da Polícia Militar informou que equipes de monitoramento foram mobilizados com a finalidade de encontrar o principal suspeito; em cenário semelhante ao presenciado em Graccho Cardoso, com base em denúncias anônimas, os agentes encontraram o homem deitado em uma área de vegetação, sem vida.
Em caso de flagrante envolvendo pessoas terceiras, ou a si própria, a SSP orienta que apresente informações capazes de colaborar com as apurações e evitar crimes de feminicídio por intermédio do Disque Denúncia 181.
A ligação é gratuita, e o sigilo integral da denúncia é garantido. Além do número a ser discado, o aplicativo ‘Disque Denúncia 181’ também segue disponível e facilita para que denúncias sejam feitas pela população via internet. A tecnologia possibilita que as pessoas façam as denúncias de crimes de maneira rápida, interativa e discreta garantindo o anonimato e absoluto sigilo do informante. Profissionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP 190), também permanecem à disposição para proceder com a imediata assistência social.

