Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Mulher tem espaço na Norcon


Publicado em 01 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


A mulher está presente nos canteiros de obras da Norcon. A mudança começou a se concretizar em 2010 quando a construtora fez parceria com a Votorantim, que oferecia cursos para profissionais do sexo feminino na área da construção civil, e contratou algumas colaboradoras, A pedreira Joseane Queiroz dos Santos revela que pelo fato de nunca ter conhecido uma mulher que exercesse atividades nesta área passou a se interessar. "Fiz o curso e gostei, agora posso fazer até minha própria casa", diz. Ao ingressar na empresa como ajudante de pedreiro em 2010, a colaboradora adquiriu experiência e aos olhos do engenheiro responsável pelas obras do Alamedas do Sol, Adauri Santana, conseguiu ser promovida a pedreira, função exercida pela primeira vez por uma mulher na construtora.

 "Não vejo nenhuma dificuldade em trabalhar com tantos homens, pois todos me respeitam e me tratam como uma profissional. Meu jeito de ser, alegre e comunicativa, ajuda na interação com todos. Me aperfeiçoar cada vez mais e ter reconhecimento profissional, é o que desejo a cada dia", conclui satisfeita Joseane.

Para a analista de Obra, Helena Maria Fagundes, que fez a seleção da colaboradora na época, "com certeza, os colaboradores estão chegando na empresa e a veem, surpreendem-se e passam a admirá-la, e os demais têm o maior respeito por ela, inclusive, a administração da obra. Esta parceria foi muito válida, pois a mulher está ganhando espaço e mostrando seu imenso potencial. Competência e capacidade, não nos falta."

Colegas de trabalho, como o mestre de Obra David Matos Gomes, acreditam que este seja mais um ponto de evolução no setor da construção civil, pois "apesar do preconceito que cerca a função, procuro enxergar apenas o desempenho do profissional. As estatísticas comprovam que para determinados setores, onde os homens dominavam, as mulheres estão alcançando resultados interessantes."

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego de 2007 a 2010 o índice de profissionais no ramo da construção civil deu um salto de 44,5% no país. A Norcon em seus 54 anos de história contribui com essa estatística e hoje, conta com o profissionalismo de 89 mulheres, que exercem funções de engenheiras, técnicas, ajudantes de pedreiro, rejuntadoras, entre outras.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE