CENTENAS DE PESSOAS BUSCARAM UM ENTENDIMENTO COM OS CREDORES NO PRIMEIRO DIA DO MUTIRÃO DO LIMPA NOME
Mutirão estimula acordo com bancos e cartões
Publicado em 19 de março de 2015
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (SEMDEC), por intermédio do Procon Municipal, está realizando o mutirão do "Nome Limpo", que tem o objetivo de orientar e promover acordos entre devedor e empresa para diminuir os casos de inadimplência na capital.
Segundo o diretor do Procon, Jorge Husek, essa ação é importante porque a empresa recupera o crédito perdido e o consumidor, além de saldar sua dívida, volta ao mercado de consumo e ao mercado de crédito. "Estamos promovendo esse encontro entre o cidadão e as empresas que estão presentes aqui, que são Banese, Banese Card e o GBarbosa. Para a pessoa que tem alguma dívida com essa empresa, ela vem aqui ao Procon e pode negociar diretamente. Numa negociação prévia nós estabelecemos descontos de até 90% na taxa e nos juros, não no principal da dívida, mas taxa e nos juros", destacou.
"Para a cidade de Aracaju isso é muito bom, porque as pessoas vão poder consumir e isso faz com que alavanque a economia local", enfatizou o diretor, que explicou como pode ser feito o procedimento. "A pessoa chegando aqui vai direto ao balcão do CDL e com o CPF dela faz a consulta e verifica se está negativado no Serasa, no SPC ou em ambos. Essa consulta é gratuita e já resolve de imediato".
A ação começou nesta quarta-feira, 18, e vai até a próxima sexta-feira, 20, sempre das 8h às 17h, no ginásio da antiga Escola Parque, sede do Procon. "Nós acreditamos que iremos atender até no máximo 1.500 pessoas até o último dia", finalizou Husek.
A coordenadora de Atendimento, Jamile Abud, explica como são os procedimentos. "As negociações são feitas diretamente entre fornecedor e consumidor, o Procon está apenas mediando essa negociação. Há também uma análise da dívida, uma dívida mais antiga consequentemente terá um desconto maior. Fora isso, o consumidor vem, tira suas dúvidas, às vezes ele tem um acordo já formalizado mas está em atraso nesse acordo, então pode vir tentar uma nova negociação".
Para o consumidor Wlademir Campos Nunes, essa ação foi mais que um presente para ele. "Não tenho palavras para agradecer, foi ótimo. Eu estava ‘degolado’. Não tinha como pagar, como resolver essa situação. Minha esposa está fazendo um tratamento de saúde em Salvador. Esse mutirão foi uma bênção de Deus. Agradeço muito ao Procon, a SEMDEC e a PMA pelo presente", disse, emocionado.