Quarta, 11 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Na Semana do Trânsito, alerta para acidentes


Publicado em 19 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


COMO ALERTA, VEÍCULOS QUE SOFRERAM ACIDENTES COM PERDAS TOTAIS FORAM ESPALHADOS POR AVENIDAS E ATORES REPRESENTARAM VÍTIMAS

Diversas manifestações foram realizadas como alerta no trânsito

Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br

Acontece em todo o país a Semana Nacional de Trânsito. O evento que esse ano traz como tema a "Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011 a 2020: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito, Efeitos, Responsabilidades e Escolhas", foi aberto oficialmente na manhã de ontem, 18, no auditório do SEST/SENAT e em Sergipe ocorrerá até o dia 25 de setembro.
Os representantes de diversos órgãos governamentais que cuidam do trânsito sergipano estavam presentes e em unanimidade destacaram que a maior preocupação com o trânsito sergipano é a violência que tem deixado muitas vítimas fatais.

O superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, inspetor Nelson Felipe relatou que de janeiro a agosto deste ano já foram registrados 5.529 acidentes nas vias aracajuanas. Foram 71 pessoas mortas, sendo que 18 eram pedestres, metade disso eram idosos. "O que chama a atenção é que comparado com ano passado tivemos redução no número de acidentes, porém um aumento no número de mortes, isso mostra que os acidentes estão mais violentos e isso se dá principalmente pelo consumo de bebida alcoólica e excesso de velocidade", contou o inspetor.

A faixa etária de pessoas envolvidas nas ocorrências de trânsito vai dos 18 aos 40 anos. "São cidadãos da classe economicamente ativa que por algum tempo ficam afastados com sequelas ou simplesmente perdem suas vidas e consequentemente deixam trauma para os familiares", relatou Nelson Felipe.
Os tipos de veículos que mais aparecem nas estatísticas de trânsito são os carros de passeio e motocicletas. "Proporcionalmente, a motocicleta é a campeã dos acidentes. Não só pela fragilidade desse tipo de veículo, mas pela característica de quem conduz esse tipo de veículo. A gente percebe que o motociclista da capital é afoito, desrespeita a legislação de trânsito, passa por cima de canteiro, avança semáforo, não respeita a faixa de pedestre, faz zingue-zangue entre os carros e por ser um veículo mais frágil coloca a vida do condutor ou garoupa em risco", alertou o superintendente.

O comandante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), capitão Fábio Machado, lembrou que a Semana Nacional de Trânsito é mais um momento de conscientização, porém a reflexão deve estar no dia a dia do condutor ou do pedestre. "Trânsito é vida, trânsito é todos os dias!". Ele reforçou o que disse o superintendente da SMTT, que o maior número de acidentes está concentrado na capital sergipana, porque aqui está a maior parte da população.
Outro ponto destacado pelo comandante é a frota sergipana. "Em Sergipe já ultrapassamos os 500 mil veículos, sendo 200 mil motocicletas e 312 mil veículos de passeio. A cada 10 anos a frota deve dobrar", informou.

Ele antecipou que durante a semana os órgãos de trânsito estarão intensificando as ações com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade na questão da prevenção. "Observamos a imprudência nas ruas, o que resulta em mais acidentes. Estaremos realizando diversas campanhas e blitz educativas, inclusive chamando a atenção do condutor que estiver irregular. Estaremos realizando também blitz educativa voltada para a Lei Seca, que estamos chamando de ‘Balada sem álcool’, nesse caso estaremos visitando os bares da orla com o intuito de chamar a atenção das pessoas que bebem e dirigem", alertou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade