Quinta, 23 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Na TV, Laércio se apresenta como ‘do emprego’ e não dos empresários


Publicado em 17 de setembro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Em terceiro mandato, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) agora é candidato a senador na chapa do deputado Fábio Mitidieri (PSD). Quer engrossar a bancada bolsonarista no Senado para defender a pauta conservadora e os interesses dos grandes econômicos, além de criar dificuldades num eventual governo Lula.
É assim que exerce o mandato na Câmara dos Deputados, chegando ao ápice em 2017 quando foi relator da famigerada reforma trabalhista que entrou em vigor no final do governo Michel Temer. A reforma retirou direitos dos trabalhadores, facilitando a vida de empresários que terceirizam mão-de-obra, caso do próprio Laércio.
O secretário de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle, destacou que originalmente o projeto de reforma de Temer tinha sete artigos e 19 dispositivos. Saiu do Congresso com 117 artigos e 138 dispositivos. “E foi feita a toque de caixa”, lembrou. “Foi apresentado relatório na segunda, na terça aprovado o regime de urgência e aprovado na mesma semana na Câmara, sem nenhum tipo de debate”.
Em estudo publicado no último mês de maio, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made-USP) concluem que a “reforma” trabalhista aprovada em 2017 “não apresentou efeito estatisticamente significante sobre a taxa de desemprego”. O resultado da pesquisa desmonta o argumento do governo golpista de Michel Temer, autor da “reforma”, que à época estimava que a precarização dos direitos dos trabalhadores criaria entre 2 e 6 milhões de empregos.
Durante a pandemia da covid-19, bem ao estilo do presidente Jair Bolsonaro, Laércio comandou a reação dos empresários sergipanos contra o lockdown decretado em março de 2020 pelo governador Belivaldo Chagas e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que provocou a paralisação dos serviços e o fechamento do comércio.
Em maio de 2020, o governador responsabilizou o ‘todo poderoso’ deputado Laércio Oliveira por uma Carta Aberta aos Sergipanos divulgada por 19 entidades empresariais do estado, cobrando do governo um plano de retomada da atividade econômica, e criticando a ausência de justificativas adequadas para o fechamento das atividades de comércio e serviços, além da ausência de um plano de combate ao coronavírus.
Na época, o governador lembrou que Laércio Oliveira controla a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conhece muito bem as ações do governo contra a covid-19. “A carta foi irresponsável. Eles não estão preocupados em salvar vidas. São Paulo apresentou um plano de recuperação econômica e recuou. Estamos em fase de crescimento contínuo do número de casos, não sou irresponsável. O foco principal agora é garantir leitos e atendimento a todos, não quero ver gente morrendo. Portanto eu repudio esta carta. Contesto e não concordo”, disse Belivaldo.
Apesar de todas as medidas adotadas pelo governo local, a covid-19 ainda atingiu quase 345 mil pessoas, com 6.434 óbitos no estado de Sergipe. Sem o lockdown, como queria Laércio e os seus parceiros das entidades empresariais, esses números poderiam ser ainda maiores.
Mesmo com a resposta dura de Belivaldo, Laércio Oliveira não largou o osso e continuou controlando todos os órgãos ligados ao desenvolvimento econômico do governo do estado. Além da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), controla também Codise, SergipeTec, Fapitec e a parte da Adema responsável pelos licenciamentos ambientais.
Na propaganda da campanha, com uma camisa da Seleção Brasileira, o deputado se apresenta como “o senador do emprego”, como se fosse defensor dos direitos do trabalhador, e não representante dos grandes grupos econômicos e do que há de mais reacionário na sociedade brasileira. Aliás, mesmo sendo pernambucano, Laércio tem o perfil do empresariado sergipano: reacionário e a favor de qualquer governo que retire direitos e massacre os trabalhadores, como mostrou no caso da reforma trabalhista.
Laércio Oliveira é o candidato a senador do governador Belivaldo Chagas, do prefeito Edvaldo Nogueira e do deputado Fábio Mitidieri, candidato do grupo ao governo do estado.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE