Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Brasil não apresentará texto alternativo, mesmo sem documento consensual


Avatar

Publicado em 15 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Renata Giraldi
Enviada especial ABr

Rio de Janeiro – O secretário executivo da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, descartou ontem a possibilidade de o Brasil apresentar um documento alternativo ao que está em negociação. A sugestão foi feita por alguns negociadores por causa das divergências em torno de temas essenciais, como a definição de metas conjuntas e financiamentos para o desenvolvimento sustentável.
"O Brasil não apresentará novos textos", disse o embaixador. "O texto que existe é o que está sendo negociado. Não é o caso de apresentar novos textos. O texto que há [ainda em fase de articulação na conferência] foi aquele submetido a várias rodadas de negociações", acrescentou. "[Mas é] natural que busque sugerir opções e soluções."
No segundo dia de reuniões da Rio+20, persistem divergências sobre seis aspectos considerados fundamentais para o documento final. Os aspectos sem consenso são a definição de metas comuns, a transferência de tecnologias, os financiamentos, a capacitação de pessoas para execução de programas relacionados ao desenvolvimento sustentável, a compreensão sobre o significado de economia verde e a criação de novas instituições.
Até o começo da tarde, apenas um quarto do documento foi aprovado de forma consensual, segundo os negociadores. Mas Figueiredo Machado evitou confirmar as divergências. Ele disse que prefere mencionar os avanços e buscar um acordo global. Para ele, o Brasil deve se empenhar na busca do entendimento.
"Vamos fazer tudo o que for necessário para ajudar essa negociação e levá-la a cabo. Há, sim, uma retração forte por parte de alguns países [desenvolvidos], devido à crise interna [os impactos causados pela crise econômica internacional]", admitiu o secretário executivo da delegação brasileira. "Mas estamos aqui para pensar [alternativas] a longo prazo."

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade