Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Presidente da Comissão de Anistia defende vigilância para evitar volta de repressão


Avatar

Publicado em 05 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Ivan Richard
Agência Brasil

Brasília – O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, disse ontem, no seminário sobre a Operação Condor iniciado na Câmara dos Deputados, que a sociedade precisa estar sempre vigilante e buscar entender as causas e o funcionamento das ditaduras para evitar que momentos de repressão da ordem democrática voltem a ocorrer. De acordo com Abrão, apesar do atual momento de estabilidade, um eventual movimento internacional poderia reacender o estigma da repressão.

Segundo ele, as ditaduras ocorridas na América Latina foram resultado, entre outros aspectos, de um mundo em meio à Guerra Fria, que visava à desconstrução e o extermínio dos movimentos de esquerda.

 "As ditaduras no continente latino-americano são resultado do mesmo movimento da Guerra Fria. Não partir dessa origem, é ignorar que o contexto internacional condiciona o contexto nacional. Se hoje vivemos uma estabilidade democrática, com alternância de poder de grupos distintos, o fato real é que independentemente das nossas concepções internas, um movimento internacional pode contaminar os Estados. Precisamos construir fortalezas para evitar que isso ocorra novamente", argumentou Abrão.
O Seminário Internacional sobre a Operação Condor debaterá até hoje (5) vários aspectos relativos à histórica operação político-militar ocorrida no Brasil, na Argentina, no Paraguai, Uruguai e no Chile na década de 1960.

Articulada pelos governos militares do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai e do Uruguai, com o apoio do governo norte-americano, a Operação Condor tinha como objetivo coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras e eliminar líderes de esquerda instalados nos seis países do Cone Sul.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade