As meninas estão de volta.
Nanã Trio celebra Gal Costa
Publicado em 01 de junho de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
As meninas do Nanã Trio estão de volta.
Nesta sexta-feira, dia 02 de junho, no Café da Gente, Rebecca, Glória e Lygia apresentam seu novo show: “Lancinante – um canto para Gal”, reverenciando Gal Costa. Ela, que deixou o plano terreno em novembro passado, deixou também um brilhante legado, tendo marcado definitivamente a música brasileira, abrindo caminhos ao fazer da sua voz e do seu corpo bandeiras, Gal foi inspiração para incontáveis mulheres artistas no Brasil e no Mundo – inclusive o próprio grupo que a homenageia.
Formado em 2016, o Nanã Trio teve presença intensa na cena cultural sergipana entre os anos de 2017 e 2020, quando a pandemia e projetos de ordem pessoal levaram a um hiato nas atividades do grupo, que agora retorna. Nesse período, o Nanã Trio realizou shows marcantes, tendo sempre a representatividade feminina como pano de fundo. Foi assim com o show “à Flor da Pele – A mulher na obra de Chico Buarque” (2017) e “Flor de Mandacaru – a mulher na música nordestina” (2019).
Neste show de reencontro, o Nanã Trio apresenta ao público um repertório composto pelos clássicos da carreira de Gal Costa, numa construção que parte da premissa da indimensionável importância da voz inconfundível, cortante, brilhante e precisa que se quer homenagear. A personalidade forte, a irreverência e a coragem são marcas registradas da Maria da Graça que de Salvador alcançou os quatro cantos do mundo com sua musicalidade inconfundível. Cantando de João Gilberto a Marília Mendonça, passeando pelos conterrâneos Gil, Caymmi e Caetano, Gal é sinônimo de versatilidade e ousadia.
“A imagem forte, subversiva e sensual é o reflexo claro da forma como ela entoa seu canto. Foram 57 anos de uma carreira cheia de sucessos. Discreta mas de posicionamentos claros, nunca se omitiu quanto às questões relevantes relacionadas aos interesses da sociedade em que estava inserida. Gal é mais que exemplo, é inspiração”, disse Lygia Carvalho, a maior fã entre as três integrantes do grupo.
“Sua voz lancinante atravessou o tempo, as gerações, a geografia e as pessoas, atingindo profundamente nossos ouvidos e marcando para sempre nossos corações e nossas vidas”, completa.
Com direção musical de Denisson Cleber (baixo), o show conta com Rafael Ramos (teclado), Gabriel Galvão (violão e guitarra) e Rafael Júnior (bateria); e participação de Mamah.
O show começa às 20h, com produção da Nosso Dom e apoio da Chic Modas, Toyolex, Léa Paim e Pio X. Os ingressos estão à venda pelo Sympla. O acesso é limitado à lotação da casa.