**PUBLICIDADE
Negociações políticas
Publicado em 12 de abril de 2014
Por Jornal Do Dia
Estão indo de vento em popa as conversas políticas sobre as ali anças nas eleições deste ano. Todo mundo está conversando com todo mundo e o que predominou esta semana foram as conversas em Brasília.
O vice-prefeito José Carlos Machado, secretário-geral do PSDB, e o presidente Roberto Góes conversaram com o pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) e o presidente do PSC André Moura. Os dois também conversaram com o senador Valadares e o presidente estadual do PSB, Valadares Filho.
Os tucanos tentam viabilizar o partido nas eleições deste ano, diante da decisão do prefeito João Alves Filho (DEM) em não renunciar ao cargo para disputar o governo do Estado. Eles torcem para uma aliança com Eduardo Amorim, com a participação do DEM.
O governador e pré-candidato a reeleição Jackson Barreto (PMDB) também foi a Brasília, onde conversou com os Valadares nessa última quinta-feira pela manhã. JB quer o DEM na sua coligação, assim como o PSB.
Em Aracaju, também aconteceram algumas conversas com o PPS. Tanto as lideranças do PSC quanto do PSDB e do PSB se encontraram com o secretário-geral do PPS, Nilson Lima.
Em nenhum desses encontros se bateu o martelo sobre alianças, que tem como um empecilho os pré-candidatos a presidente da República dos seus partidos.
O PSB dos Valadares tem o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como pré-candidato a presidente da República. O PSC dos Amorim tem o pastor, o deputado federal Everaldo Pereira, como presidenciável e o PSDB de Machado tem o senador Aécio Neves como postulante ao Planalto.
Já o PMDB de Jackson não tem candidato próprio a presidente, mas já definiu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Até porque terá o PT na sua coligação, com o deputado federal e presidente estadual da legenda, Rogério Carvalho, como candidato a senador.
De quem seria o palanque presidenciável em Sergipe em uma eventual aliança do PSB com o PSC: seria de Eduardo Campos ou pastor Everaldo Pereira? Do PSB com o PSDB, o palanque seria de Campos ou Aécio Neves? E do PSC com o PSDB?
A saída seria cada um colocar um palanque para o seu candidato a presidente? Em sendo assim, inviabilizaria a prioridade dos Valadares e dos tucanos Machado e Roberto Gois, que é de assegurar um palanque forte e competitivo para seus candidatos ao Planalto.
As exageradas pré-candidaturas a presidente da República, com certeza, estão dando muita dor de cabeça às lideranças políticas de Sergipe. Em alguns casos, até prejuízos políticos, como foi o caso do PSB que rompeu com o governo federal e estadual e devolveu os cargos.
Vamos aguardar, ainda vão ter muitas conversas, inclusive, com a participação do prefeito João Alves (DEM), após o seu retorno da Colômbia depois da Semana Santa.
Obstáculo
Um aliado dos irmãos Amorim revelou que a maior dificuldade para compor com o PSB é que o partido não quer indicar a candidatura do deputado federal Valadares Filho para vice-governador, sendo o nome o do ex-secretário Belivaldo Chagas.
Determinação
Segundo ele, o bloco dos Amorim quer a participação de Valadares Filho na chapa majoritária para ter a certeza do envolvimento total do PSB na campanha eleitoral, ao invés do compromisso só com a candidatura do presidenciável Eduardo Campos e a reeleição de Valadares Filho.
Chapa dos sonhos
Ainda de acordo com o aliado dos Amorim, a chapa que eles desejam hoje é Eduardo Amorim (governador), José Carlos Machado (vice-governador) e Maria do Carmo Alves (senadora), tendo como primeira suplente a filha Ana Maria Alves. O palanque oficial para o Planalto seria o do tucano Aécio Neves.
Cala boca
A colocação de Ana Alves na chapa, com a chance dela assumir o mandato de senadora, mediante licença de Maria do Carmo para assumir a Secretaria Municipal de Ação Social, seria um cala boca para ela e o marido, o deputado federal Mendonça Prado (DEM), que fazem ataques ao senador Eduardo Amorim e ao seu irmão Edvan Amorim. É o que informa o aliado.
Mesmas vagas
Revela ainda o aliado que Maria do Carmo sendo reeleita, ela assumiria logo a Ação Social do município, como tem vontade, e a filha teria o mandato de senadora. O que faria o DEM manter um senador e um deputado federal por Sergipe, que é Mendonça, que deve se reeleger com tranquilidade.
Presidindo
Na próxima terça-feira, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) vai presidir mesa em audiência pública que ouvirá a presidente da Petrobras, Graça Foster. A audiência é conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Assuntos Econômicos (CAE).
Secretários
Na conversa que teve com os Valadares, na quinta-feira pela manhã no apartamento do senador, em Brasília, o governador Jackson Barreto (PMDB) disse que diante da decisão do PSB em ter entregado os cargos e adiado para junho a reunião para definição de alianças, ele vai efetivar os novos secretários da Educação, Turismo e Esporte.
Nomeações
Para o lugar de Belivaldo Chagas na Educação pode ir Jorge Carvalho. O PSD pode indicar a Secretaria de Esporte e Lazer, no lugar de Maurício Pimentel.
Com tranquilidade
De Valadares Filho ao ser questionado como viu a decisão do PCdoB, que estava muito próximo ao PSB, em permanecer na base do governo e apoiar a reeleição de Jackson Barreto: "Com naturalidade. É uma opção natural do PCdoB".
Satisfação
Revela o presidente estadual do PSB que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira ligou para o senador Valadares informando que permaneceria aliado do governo e que ia trabalhar para a reintegração do PSB ao projeto. "Vamos ver as consequências", disse.
Ponto de vista
Do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) com relação à decisão do seu partido em permanecer na aliança com o governador Jackson Barreto: "Com os avanços no nosso projeto, Jackson se credenciou como o nome capaz de unificar a corrente".
No twitter
Do deputado estadual Capitão Samuel (PSL) sobre o fato da presidente Angélica Guimarães (PSC) já ter sido eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado e permanecer presidente, impedindo, assim, o vice Zé Franco (PDT) de assumir: "Minha solidariedade ao desejo de Zé Franco em assumir a presidência da Alese, acho justo".
Golpe na TV
A TV Senado estreia hoje o programa Repórter Senado "Uma Semana em 64", em memória aos 50 anos do golpe militar. Os repórteres Dante Accioly e Glauciene Lara resgatam os momentos de tensão que levaram o Brasil a um período de 21 anos de ditadura. O programa será exibido no sábado, às 12h30 e às 22h30, com reprise no domingo, às 9h e às 16h30.
Fim do prazo
Segunda-feira é o prazo final para que os 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhem à Corte a relação atualizada de seus filiados. Esta é uma exigência da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), segundo a qual as listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos.
Calendário
De 15 a 21 de abril, o TSE procederá a identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, destacará as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda. Após concluir esse procedimento, o Tribunal publicará na internet as relações oficiais de cidadãos filiados, o que deve ser feito a partir de 22 de abril.
O que prevê
A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada (parágrafo 1º do artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos).
Veja essa…
O presidente do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, foi hostilizado por militantes do PT quando deixava um bar em Brasília. Aos gritos, petistas diziam "tucano" e "projeto de ditador". Ele foi escoltado por seguranças até o carro.
Curtas
Desde a tarde de ontem o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto (DEM), é o prefeito interino de Aracaju. É que João Alves viaja com o vice Machado a Colômbia, para participar do 7º Fórum Urbano Mundial, que vai discutir a segurança pública.
Na transmissão do cargo, João Alves anunciou a mudança do seu líder na Câmara Municipal. Agora o líder será o vereador Dr. Agnaldo e o vice-líder Anderson de Tuca. Os dois substituirão a Manoel Marcos e Renilson Félix, respectivamente.
Deve ser nessa segunda-feira a posse de Antônio Bittencurt na Secretaria de Direitos Humanos. Será uma solenidade simples no gabinete, como as anteriores, por determinação do governador.
A Fundação do PSD oferecerá curso gratuito de formação política transmitido pela internet no site do "Espaço Democrático". O curso será coordenado em Sergipe pelo presidente estadual da Juventude do partido, o jovem Jorge Araújo Filho.