**PUBLICIDADE
Nem um nem outro
Publicado em 15 de maio de 2014
Por Jornal Do Dia
Informações chegadas à coluna dão conta que no encontro reservado do prefeito João Alves Filho (DEM) com o governador Jackson Barreto (PMDB), na segunda-feira passada, no Palácio dos Despachos, o prefeito teria dito ao governador que o seu partido não deverá apoiar a sua reeleição e nem a candidatura do senador Eduardo Amorim (PSC).
João Alves teria declarado que o problema de apoio a Jackson tem a ver com o PT, uma vez que o DEM é adversário histórico do Partido dos Trabalhadores a nível nacional. Sabe-se que a possibilidade de não apoio a Amorim tem a ver com questões de ordem familiar, sendo os maiores opositores o genro, o deputado federal Mendonça Prado (DEM), a filha Ana Alves e até a mulher, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM).
Concretizando-se essa posição de exclusão de apoio a esses dois candidatos a governador, caberá ao DEM viabilizar uma chapa majoritária para tentar a reeleição da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que conforme o próprio João Alves já declarou, é a sua prioridade nas eleições deste ano.
Nessa direção, João Alves pode compor com o PSB do senador Valadares. O próprio Valadares seria candidato a governador e Maria do Carmo a senadora. O nome do vice poderia vir do PPS ou outro partido que venha a integrar a aliança.
O DEM também pode compor com o aliado PSDB, que pode indicar o candidato ao governo. Tem o nome de Grace Franco, que é a filha do empresário Walter Franco, ou, até mesmo, o nome do vice-prefeito José Carlos Machado, que já foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e agora é vice-prefeito.
Machado é o nome mais competitivo do PSDB hoje, uma vez que o ex-governador tucano Albano Franco tem declarado que não será mais candidato a qualquer cargo eletivo. Apesar de ser pré-candidato a deputado estadual, Machado já declarou que seu nome está à disposição para disputar qualquer mandato nas eleições deste ano.
Com o PSB, João Alves apoiaria para presidente da República o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Já com o PSDB, estaria no palanque do presidenciável tucano, o senador Aécio Neves.
João Alves não teria problema algum em apoiar um candidato do PSB quanto do PSDB com relação a uma maior viabilidade da reeleição de Maria do Carmo. Isso porque a senadora lidera, com grande folga, todas as pesquisas de intenções de voto para o Senado.
Vamos aguardar o desenrolar dos entendimentos, pois até as convenções políticas partidárias ainda tem muita água para rolar por debaixo da ponte…
Pouco tempo
O governador Jackson Barreto (PMDB) teve uma conversa rápida ontem à tarde com o senador Valadares (PSB) e o presidente estadual do PSB, o deputado federal Valadares Filho. A conversa aconteceu no gabinete do senador, em Brasília.
Novo encontro
Segundo Valadares Filho, a conversa foi rápida porque o governador tinha acabado de receber a confirmação de uma audiência na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e eles tinham votação na Câmara e no Senado, sem hora para acabar. Disse que marcaram uma nova conversa em Aracaju.
Satisfação
Segundo uma fonte de Brasília, os Valadares gostaram da rápida conversa que tiveram ontem com Jackson. Até porque com o DEM fora da chapa majoritária do governo, podem consolidar a indicação do candidato a vice de Jackson Barreto, que seria o ex-secretário Belivaldo Chagas, que pode vir a ser o governador em 2018, caso JB seja reeleito e venha a disputar o Senado no último ano do seu governo.
No forno
Jackson Barreto encomendou uma nova pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado nas eleições deste ano. A pesquisa, que está sendo feita pelo Vox Populi, será concluída em oito dias e só consta os nomes de Jackson e do senador Eduardo Amorim.
O foco
A pesquisa será a primeira que encomenda após a decisão do prefeito João Alves (DEM) em não renunciar ao cargo para disputar mais um mandato de governador. JB deixou passar um tempo após a decisão de JAF, em 4 de abril, para já ter uma tendência para onde está migrando o eleitorado do prefeito de Aracaju.
Fogo amigo 1
Não convidem para a mesma mesa o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e lideranças do PT. Os petistas de todas as correntes estão à turra com Edvaldo desde que começou a defender o seu nome para o Senado, na vaga pré-destinada ao PT, e o retorno do PSB ao bloco político, o que deixaria o Partido dos Trabalhadores de fora da chapa majoritária.
Fogo amigo 2
O primeiro a criticar duramente Edvaldo foi o deputado estadual João Daniel, depois o ex-presidente do PT Silvio Santos e ontem o deputado estadual Francisco Gualberto, que, inclusive, é líder do governo na Assembleia Legislativa. Em entrevista ao programa de Evenilson Santana, na FM Liberdade, Gualberto chegou a dizer que Edvaldo "está cuspindo no prato que comeu, sempre farto".
Alfinetada
Segundo Gualberto, uma coisa é Edvaldo dizer que tem pretensões de disputar o Senado, outra é querer "escantear" o PT. "Ai é fugir do bom senso", disse o petista, lembrando que Edvaldo era vereador, em seguida foi vice de Déda e o PT fez ele prefeito. Enfatizou ainda que o PT tem quatro deputados estaduais, dois deputados federais, o governo federal e tinha o governo do Estado, que hoje está com o peemedebista Jackson Barreto, que era vice de Marcelo Déda.
Satisfação
Na semana passada a deputada estadual Goretti Reis (DEM) esteve em Brasília, com a senadora Maria do Carmo. Foi comunicar a sua posição em apoiar a reeleição do governador Jackson Barreto, cujo pensamento é comungado pelo deputado federal Mendonça Prado (DEM).
Compromisso
Na oportunidade, Goretti disse a senadora que se ela disputar a reeleição terá o seu apoio. E que irá trabalhar para conquistar o apoio do sobrinho, o deputado federal Fábio Reis (PMDB), e do prefeito de Lagarto, Lila Fraga (PSDB), a sua candidatura ao Senado.
Pretensões
Informações chegadas à coluna dão conta que o pré-candidato a deputado estadual, o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), já teria comunicado ao DEM que não aceitará se coligar na chapa proporcional com a sigla partidária. A intenção é fazer uma chapinha com partidos nanicos para ter legenda, visando garantir a sua eleição.
Aplausos
Os presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) participaram ontem da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de uma passeata e de um debate. Campos foi aplaudido de pé no debate pelos prefeitos, inclusive alguns de Sergipe. A presidente Dilma Rousseff não compareceu.
Presentes
Parlamentares de Sergipe marcaram presença na Marcha dos Prefeitos, que este ano tem como tema "A crise nos Municípios e a conjuntura eleitoral" e vem sendo realizada desde o dia 12, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Veja essa…
Do deputado federal Mendonça Prado (DEM), ontem no programa de George Magalhães, na Mix FM: "A população quer coligação que beneficie o povo, não os políticos. O trabalho é que deve ser a base".
Curtas
Em entrevista coletiva a imprensa, na tarde de hoje, o prefeito João Alves Filho anunciará o reajuste dos servidores públicos municipais. Será às 17h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
O senador Eduardo Amorim esteve ontem com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para solicitar regime de urgência ao Projeto de Lei 7495/06, que fixa em R$ 1.014 o piso nacional para os agentes de saúde e de combate a endemias. O projeto foi aprovado na Câmara e que agora começa a tramitar no Senado.
O deputado federal André Moura (PSC) foi indicado ontem como membro titular da Comissão Especial que analisará a PEC 406/2009, que altera a redação do inciso IV do art. 158, do art. 159 e do art. 198, da Constituição Federal.
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, convida a imprensa para hoje, às 17 h, anunciar o reajuste dos servidores públicos municipais. O local da coletiva será no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
A PEC propõe aumentar a parcela pertencente aos Municípios do produto da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, estabelecer montante mínimo anual de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e seu aumento. E determinar que a União entregue aos Municípios parte da arrecadação das contribuições sociais sobre a receita ou o faturamento e sobre o lucro.
A programação do Forró-Caju 2014 será lançada no próximo dia 22 de maio. A festa, que acontecerá de 18 a 29 de junho, terá 32 atrações nacionais e 125 atrações da terra.
O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, lança hoje a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Será às 14 horas, no salão de eventos do Radisson Hotel.