Quinta, 25 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE


FPI inicia com fiscalização em mercado de carnes em Propriá


Avatar

Publicado em 02 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


De acordo com a coordenação da força-tarefa, os mercados municipais já haviam sido fiscalizados pela FPI em anos anteriores e, em 2019, havia sido regularizada a maioria dos problemas.

A 6ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Sergipe foi deflagrada ontem, com o objetivo de identificar e coibir atividades que causem poluição e degradação ao Rio São Francisco e às comunidades que vivem na região. Uma das primeiras atividades da operação foi a visita ao mercado de carnes e ao mercado de peixes do município de Propriá. Nos dois locais, visitados pela Equipe Abate, foram constatadas irregularidades.
De acordo com a coordenação da força-tarefa, os mercados municipais já haviam sido fiscalizados pela FPI em anos anteriores e, em 2019, havia sido regularizada a maioria dos problemas. Mas a estrutura piorou mais uma vez, constatou a fiscalização.

Mercado de carne – No local foram encontrados equipamentos irregulares, a exemplo dos artefatos de madeira e, também, estruturas oxidadas dentro da câmara fria, onde as carnes são armazenadas. Também eram utilizados ganchos de ferro igualmente oxidados, que ofereciam risco de contaminação à carne armazenada.
A coordenadora da Equipe Abate, Salete Dezen, explica que, em 2018, a fiscalização fez recomendações ao governo municipal, que regularizou a estrutura do mercado. “Em 2019 constatamos a melhoria da estrutura, inclusive com a construção da câmara fria, que foi um grande avanço”, explicou a coordenadora. “Agora, infelizmente, a estrutura voltou a se deteriorar”, completou.
A equipe foi recebida, em reunião, pelo prefeito de Propriá, Valberto de Oliveira Lima, que apresentou projeto para reforma do mercado de carne, já em fase de licenciamento ambiental. As informações da fiscalização serão reunidas em relatório para acompanhamento dos órgãos competentes, como Vigilância Sanitária (Covisa) e Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Mercado do Peixe – No mercado de pescados do município, o achado mais grave foi o esgoto sendo despejado diretamente no Rio São Francisco, sem nenhum tratamento. Salete Dezen destaca a boa estrutura do mercado, contudo, relata que no local não há câmara fria em funcionamento.
Conforme destaca Salete, foi constatado que os feirantes preferem comercializar seus produtos na feira, ao ar livre, em lugar de ocupar o mercado. “Poucas cidades do Baixo têm uma estrutura como essa para comercialização de pescados”, explicou Salete, “mas das 20 bancas, apenas 4 são ocupadas regularmente em Propriá”, completou.
A Equipe Abate da FPI é formada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Instituições Parceiras – Um total de 42 instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. Além das quatro instituições coordenadoras, atuam 20 órgãos federais, 15 órgãos estaduais e três instituições sem fins lucrativos participantes da FPI/SE 2022.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE