Quarta, 24 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE


Programa de Crédito Fundiário assenta duas mil famílias em vários municípios do interior


Avatar

Publicado em 16 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Reunião foi considerada bastante proveitosa

"Um dos objetivos de minha visita a Sergipe é para parabenizar o Governo de Sergipe pelo atendimento às 2 mil famílias de agricultores familiares com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)", disse o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e coordenador nacional do programa, Francisco das Chagas Ribeiro Filho, durante reunião com o Secretário da Agricultura, José Macedo Sobral, com o presidente da Pronese, Manoel Hora Batista, e o coordenador da unidade técnica do Crédito Fundiário na Pronese, Sérgio Santana.
Dados apresentados pelo presidente da Pronese mostram o crescimento do programa de Crédito Fundiário em Sergipe, nos últimos seis anos em vários municípios sergipanos. Manoel Hora disse que das 2 mil famílias atendidas com recursos do Crédito Fundiário, 1.135 foram assentadas na gestão do governador Marcelo Déda. Ampliou-se o número de área média por família, saindo de 8,20 hectres em 2003 para 13,88 hectares em 2011, assim como a participação dos movimentos de trabalhadores rurais com a Fetase e o MST. Também foram criadas as condições para que todas as propriedades adquiridas tivessem prévia licença ambiental, e, uma rede de empresas de assistência técnica foi criada para orientar os agricultores.
O coordenador nacional do Crédito Fundiário também esteve reunido com representantes da Fetase e do MST. O objetivo, segundo Francisco das Chagas, foi discutir as formas de fortalecer ainda mais a participação dos movimentos de trabalhadores rurais em todas as fases de implementação do PNCF.  A presidente da Fetase, Lucia Moura, disse que o Crédito Fundiário é uma conquista dos trabalhadores rurais, e a Federação dos Agricultores faz parte de todo esse processo de implantação do programa.
Durante reunião com a diretoria da Pronese e o representante do Governo Federal, o deputado João Daniel disse que é fundamental participar do Programa de Crédito Fundiário sem abandonar a luta por uma política de desapropriação.  Ele acrescentou que o Crédito Fundiário tem contribuído para o avanço na política de distribuição da terra e melhorar a vida das famílias no campo. Então, essa reunião foi importante porque permitiu que os coordenadores da Pronese, do Governo Federal e dos movimentos sociais busquem melhorar cada vez mais os programas, em especial, o Crédito Fundiário.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE