Terça, 16 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE


Sistema de esgotamento sanitário de Propriá começa a operar


Avatar

Publicado em 20 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Desde o mês de maio, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) começou a operar o sistema de esgotamento sanitário no município de Propriá. Agora 45% da população ribeirinha terá acesso a rede de coleta e tratamento de esgoto. O sistema funciona em caráter experimental, ainda sem emissão de cobrança aos moradores. E os benefícios já são visíveis.
No Centro da cidade, um dos principais problemas era que devido a falta de bombeamento da rede, o esgoto transbordava dos poços de visita. "Era insuportável ter que conviver com o esgoto escorrendo na rua. Em frente a minha padaria tem um poço de visita que constantemente transbordava. Só depois que o sistema entrou em operação que a situação melhorou. E espero que nossa realidade continue assim", comenta o dono de uma panificação em Propriá, Ademi Martins.
Em Propriá, o sistema de esgotamento começou a ser construído pela administração municipal, há dez anos. Mesmo depois de entregue à Deso, a empresa precisou investir cerca de R$ 3 milhões na readequação de toda a rede, inclusive das seis estações elevatórias, para que ela entrasse em operação de forma eficiente.
O trabalho reforma e ampliação da rede foi iniciado pela Deso em 2011, quando a maior parte dos serviços de adaptação foi finalizada. Para a rede começar a ser usada restava somente a colocação de uma bomba na estação elevatória na E7, considerada a etapa final do sistema de esgotamento.
O equipamento foi instalado no mês passado e já começou a operar, recebendo os dejetos de outras estações e bombeando o material orgânico até a lagoa de estabilização, localizada no povoado São Vincente. Nessa área, todo o tratamento é feito de forma biológica, sendo que 85% dos agentes prejudiciais ao meio ambiente são eliminados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE