Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Novas UBSs


Avatar

Publicado em 01 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Em Sergipe, um investimento de R$ 8,6 milhões viabilizará a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde: duas no município de Lagarto, uma em Pacatuba e outra em Pinhão. A primeira portaria da etapa de formalização do Novo PAC Saúde, publicada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, possibilitará a construção de 500 unidades de saúde com um investimento de R$ 1,1 bilhão. A meta do ministério é aprovar e habilitar todas as 1.800 propostas de UBS selecionadas pelo programa em todo o país até a última semana de maio.
“Essa portaria do Novo PAC Saúde é mais um importante momento na retomada da saúde da família. Representa mais postinhos de saúde com mais equipes de Saúde da Família, que é onde o acolhimento do SUS mais acontece em todo o país. Também representa esse grande investimento que está sendo feito pelo governo federal para viabilizar mais acessos à população, com atendimentos qualificados e UBS estruturadas para o cuidado das pessoas e para um bom trabalho dos profissionais de saúde”, diz a ministra Nísia Trindade.
De acordo com Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária, além das 500 propostas cujas formalizações foram concluídas, outros 1.048 pedidos de construção de UBSs já estão com seus processos iniciados junto à área técnica responsável. “Cada formalização entregue pelos gestores no nosso sistema é verificada pelos técnicos, que estão trabalhando em formato de força-tarefa. Mas nossa celeridade está atrelada a dos gestores. O Novo PAC Saúde é feito de parceria. O quanto antes os territórios concluírem a parte deles, mais rápido entregaremos a nossa”, explica.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade