Novo normal
Publicado em 30 de julho de 2021
Por Jornal Do Dia
As medidas de contenção do contágio pelo co ronavírus finalmente começam a dar resulta do. Com o toque de recolher, as restrições ao comércio e, sobretudo, o avanço da vacinação, a taxa de ocupação dos leitos de hospitais começa a cair. Todo cuidado ainda é pouco. Tudo indica, contudo, o pior já passou.
É amparado nos dados mencionados que o Governo de Sergipe frouxa ainda mais as rédeas no controle da pandemia. Os estabelecimentos comerciais podem funcionar até as 23 horas, com ocupação de 50% da capacidade. Somente os shows e eventos sociais de grande porte permanecem proibidos.
Quando tudo passar, não terá sido sem dor. O luto é ostensivo. Somente em Aracaju, 2.387 pessoas tiveram a vida ceifada pelo coronavírus. Julho ainda não terminou, mas já contabiliza 33.660 mortes por Covid-19 em todo o país. No total, até o momento, a pandemia já tirou a vida de 553.272 brasileiros.
Todo cuidado é pouco. Mas, ao que parece, aproxima-se a hora de encarar o tal novo normal. Algum distanciamento ainda será recomendável por muito tempo. Mas, graças ao empenho das autoridades responsáveis e a responsabilidade dos sergipanos, os dias de reclusão, isolamento e confinamento doméstico estão contados, apesar de todas as perdas e de todos os pesares.