André Bonfim discursa ao assumir Secretaria da Agricultura
Novo secretário estadual de Agricultura é empossado
Publicado em 22 de janeiro de 2019
Por Jornal Do Dia
O deputado federal João Daniel (PT) par ticipou, na manhã desta segunda-feira do ato de posse do novo secretário de estado da Agricultura, André Bomfim Ferreira. Ele substitui a secretária Rosilene Rodrigues. André, que é engenheiro agrônomo e perito agrário de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foi uma indicação do deputado João Daniel e do Partido dos Trabalhadores para a pasta.
A transmissão do cargo ocorreu no auditório da Seagri e também contou com a presença dos prefeitos de São Domingos, Pedro da Silva, e de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio; o vice-prefeito de Areia Branca, Francisco Chagas, o secretário de Agricultura de Lagarto, Flamarion Déda, os vereadores de Propriá, Heldes Guimarães, e de Itabaianinha, Ledinha; o ex-prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo; o economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luís Moura, além de servidores e representantes de diversos movimentos sociais.
Antes de dar posse ao novo secretário, Rose Rodrigues fez um balanço da sua gestão à frente da Seagri durante os dez meses em que comandou a pasta e agradeceu ao partido dos Trabalhadores, em especial ao deputado federal João Daniel, pela indicação para comandar essa pasta tão importante para o desenvolvimento do estado. Em seu discurso, ela também agradeceu a confiança recebida do ex-governador Jackson Barreto, que teve a coragem de nomear a primeira mulher para a Secretaria de Agricultura, bem como o apoio que também teve do governador Belivaldo Chagas e dos servidores da Secretaria e das empresas ligadas a ela (Emdagro, Cohidro e Pronese).
"Foram dez meses de muitas conquistas. Estou muito feliz em ser sucedida por André Bomfim. O novo secretário tem nosso total apoio. Agora volto para onde sempre estive: na luta poro uma sociedade mais justa", disse a Rose Rodrigues. Em seu discurso, ela destacou algumas das ações conquistadas no seu período na condução da Seagri. Entre eles, a publicação do decreto que regulamentou a Lei Estadual da Agroecologia, lei esta de autoria do então deputado estadual João Daniel. Graças a isso, já está pronto o 1º Plano Estadual de Agroecologia. Também destacou a entrega em tempo recorde e dentro do calendário agrícola as sementes aos agricultores. Ainda, atendendo a um antigo pleito do Colegiado do Território do Alto Sertão, conseguiu deixar pronto o projeto de mecanização agrícola. A ex-secretária também destacou o crescimento do atendimento no projeto Dom Távora, que passou de 16% de execução para quase 60% em sete meses.
O deputado federal João Daniel ressaltou a importância de se dar continuidade ao grande trabalho que vinha sendo realizado na Secretaria de Estado da Agricultura, comprometido com o estado, com a agricultura familiar, com a reforma agrária, com os territórios, a agricultura em geral, sem desmontar o que o governo federal trabalhou nos últimos períodos, pois do atual, disse ele, não há muito o que se esperar. "Nosso agradecimento ao ex-governador Jackson Barreto que nomeou a primeira secretária para esta pasta, agora substituída por André. Tenho certeza que ele dará continuidade, com capacidade de ajudar a ampliar esse grande trabalho que vinha sendo desenvolvido. Com apoio dos servidores, do nosso partido e do nosso mandato, tenho certeza que faremos com que todas as iniciativas sejam transformadas em políticas públicas para o bem da nossa população", afirmou João Daniel.
Em seu discurso de posse, o novo secretário André Bomfim reconheceu as ações desenvolvidas por Rose Rodrigues durante o período em que esteve à frente da Secretaria. "Para nós é uma responsabilidade imensa substituir você. Mas estou disposto a dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado", disse, ao também agradecer ao deputado João Daniel pela indicação ao cargo. André adiantou as prioridades para sua atuação na Seagri, que é fazer uma gestão com todos os setores da agricultura, fomentar a regularização fundiária no estado e a agroecologia.