Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
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Novos corredores começam a funcionar e geram dúvidas em motoristas e pedestres


Publicado em 12 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses novos corredores.

Os quatro novos corredores de ônibus da capital sergipana entraram em funcionamento nesta sexta-feira (11). A partir de agora, os ônibus do transporte coletivo devem transitar somente pelas faixas exclusivas dos corredores, assim como carros, motos e pedestres devem seguir as novas regras de tráfego e travessia nessas vias. Para orientar a população sobre as alterações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), iniciou uma campanha educativa, a qual segue pelos próximos 30 dias.
Nesse primeiro dia de funcionamento, os agentes de trânsito da SMTT, juntamente com as equipes de educação para o trânsito (CET) e demais equipes da Prefeitura, estavam presentes desde às 6h da manhã nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins para orientar a população. De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, a campanha envolve entrega de panfletos com dicas e explicações, além de disponibilizar agentes de trânsito em motocicletas, para auxiliar os condutores ao longo dos trajetos, e nas faixas de pedestres e lombofaixas, para indicar por onde a população deve transitar de maneira segura.
“Os corredores começaram a funcionar e nós iniciamos esse período de adaptação, em que teremos a campanha de conscientização que será feita ao longo de 30 dias para que a população se adapte a essas novas regras de trânsito, tanto para o uso do transporte público, como para a circulação normal dos veículos que tem um ganho, a partir de hoje, com a retirada dos ônibus da faixa da direita, principalmente aqui no corredor Hermes Fontes, passando a circular exclusivamente pela faixa da esquerda para a qual foi destinada”, destaca Alcântara.
A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses novos corredores. O objetivo da gestão é garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que, com as faixas exclusivas para ônibus, terão o tempo de deslocamento reduzido em cerca de 20%.
“Os novos corredores dão à população a tranquilidade de acesso aos ônibus, já que no corredor Hermes Fontes, em cada parada, há lombofaixas que foram planejadas para que as pessoas possam fazer essa travessia sem pressa e com segurança. As empresas de ônibus também foram orientadas para terem bastante atenção nesse início da nova circulação. As nossas equipes, tanto os agentes como o pessoal de educação para trânsito, estará com a atenção especial para este funcionamento, dando orientação aos condutores e aos usuários do transporte público”, acrescenta o diretor.
Nos demais corredores, conforme reitera Thiago Alcântara, embora os ônibus permaneçam circulando pela faixa do lado direito, “os condutores também deverão estar atentos à nova sinalização, dada a circulação exclusiva dos ônibus em horários determinados”, pontua.
“Alguns trechos dos demais corredores possuem horários específicos para a faixa exclusiva. As conversões dos veículos devem ser feitas nos locais adequados, ou seja, observando a sinalização da faixa tracejada, a qual permite que os condutores acessem a faixa de ônibus para poder entrar à direita”, reforça o diretor.
Um dos pontos que requer maior atenção dos condutores são as faixas de pedestres e as lombofaixas. Diante dos riscos à vida, o desrespeito a esta sinalização é considerado uma infração de trânsito grave. Por isso, de acordo com a coordenadora de Educação para Trânsito da SMTT, Heloísa Rezende, as equipes de educação estarão concentradas de maneira reforçada nestes pontos.
“Nosso maior foco é orientar os pedestres a escolher a faixa, porque é ali onde eles estarão seguros, e é assim que se reduz riscos. As faixas e lombofaixas são os locais ideais para a travessia, porque são pontos que contam com uma melhor visibilidade tanto dos pedestres como dos condutores. Enquanto orientamos e entregamos panfletos, os agentes estão junto conosco para orientar condutores, para que eles observem que não podem mais transitar no corredor e também que devem dar preferência ao pedestre nas faixas. Produzimos um material específico, em panfletos, com todas as dicas importantes”, explica a coordenadora.

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