**PUBLICIDADE


O Clima em Aracaju


Publicado em 19 de novembro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


A abordagem deste artigo que irá apresentar um histórico do clima de Aracaju, acapital de Sergipe, visa o entendimento da situação do município em face das recentes discussões que envolvem as mudanças climáticas. Referidas questões climáticas mundiais foram analisadas e discutidas na COP27 que foi realizada em Sharm El-Sheikh, Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022. Cabe registrar que este ano marca o 30º aniversário da adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
Sobre a COP27, conforme pesquisa na Organização Mundial de Meteorologia (OMM), tem-se os objetivos da presidência egípcia enquadrados em mitigação, adaptação, financiamento e colaboração.

Na COP27, a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) trabalhou com as seguintes áreas prioritárias: alertas antecipados para todos até 2027, mecanismo de financiamento de observações sistemáticas, coalização, água e clima, desenvolvimento de uma infraestrutura global de monitoramento de gases de efeito estufa e ciência do clima e serviços para a ação climática.
Segundo os organizadores da conferência, algumas sessões foram dedicadas para a África, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos desafios, soluções e oportunidades para o continente. Da mesma forma, o papel da cooperação regional, governos locais e cidades foram tratados como questões transversais. Outras iniciativas e temas de interesse, como transportes e resíduos, também fizeram parte do programa da conferência. Mas o debate principal, que nem sempre é perceptível no curto prazo, envolve as mudanças climáticas.
Mesmo que já seja de conhecimento da maioria da população, entendo que resgatar as informações climatológicas de um município, ajuda a entender os hábitos, costumes e a forma de organização da sociedade, daí a necessidade que temos de cuidar do nosso meio ambiente para preservação do nosso clima que permite que estejamos aqui na terra.

Em minha formação geográfica tive influência teórica de Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um geógrafo alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico. Os estudos geográficos de Ratzel viam o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente. Ou seja, as questões ambientais influenciam as condições de vida.
Abordando Aracaju, especificamente o seu clima e as condições meteorológicas, registra-se que a estação característica do município é o verão, que é longo, quente e de céu parcialmente encoberto; já o inverno de Aracaju é curto, morno, com precipitação e de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é opressivo e de ventos fortes. Ao longo do ano, em geral, a temperatura de Aracaju varia de 23 °C a 31 °C e raramente é inferior a 21 °C ou superior a 33 °C.
A estação mais quente do município de Aracaju dura cerca de 4,4 meses e vai em geral de 6 de dezembro a 19 de abril, neste período a temperatura máxima média diária é acima de 30 °C, o pico é no mês de março, mês mais quente do ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima que Aracaju já atingiu nos últimos 50 anos foi de 33,4 °C e foi em um mês de março.

A estação mais fresca de Aracaju ocorre de 21 de junho a 9 de setembro, durando 2,6 meses, com temperatura máxima diária de 28 °C. De forma contrária, março é o mês mais quente em Aracaju; o mês mais frio do ano em Aracaju é agosto, com a máxima de 23 °C e mínima de 28 °C, em média. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima que Aracaju já atingiu nos últimos 50 anos foi de 14,6 °C e foi em um mês de agosto.
Além dos quesitos de temperatura é importante ressaltar as questões de precipitação em Aracaju. Registre-se que a precipitação ocorre quando qualquer líquido ou água congelada se forma na atmosfera e cai de volta na terra. A precipitação ocorre de várias formas e são: chuva, granizo e neve, em Aracaju a forma de precipitação é chuva. Este ponto é importante, pois dependemos da precipitação para obter água doce para beber, tomar banho e irrigar as plantações para se alimentar. Afinal, é a água da chuva que alimenta as cabeceiras dos rios e enche os reservatórios de água.
É considerado dia com precipitação aquele com precipitação mínima líquida ou equivalente a líquida de 1 milímetro. A probabilidade de dias com precipitação em Aracaju varia significativamente ao longo do ano. A estação de maior precipitação dura 4,6 meses, de 29 de março a 18 de agosto, com probabilidade acima de 31% de que um determinado dia tenha precipitação. O mês com maior número de dias com precipitação em Aracaju é junho, com média de 14,6 dias com pelo menos 1 milímetro de precipitação. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, chove ao longo do ano inteiro em Aracaju. O mês mais chuvoso em Aracaju é maio, com média de 132 milímetros de precipitação de chuva, mas o mês com mais dias de chuva em Aracaju é junho, com média de 14,6 dias de chuva. Já o mês menos chuvoso em Aracaju é dezembro, com média de 21 milímetros de precipitação de chuva.

Uma característica marcante de Aracaju é a duração do dia, que não possui variação significativa durante o ano, cerca de 46 minutos a mais ou a menos de 12 horas no ano inteiro. Neste ano de 2022, até o momento não deveremos ter mais alteração, o dia mais curto foi em 21 de junho, com 11 horas e 29 minutos de luz solar. O dia mais longo deverá ocorrer no fim de dezembro, por volta do dia 21, com 12 horas e 46 minutos de luz solar.
Estamos no período em que o sol nasce mais cedo em Aracaju, sempre antes das 5.00, diferente do que ocorre nos meses de julho, quando o nascer do sol em Aracaju ocorre próximo das 6:00. O dia em que o sol se põe mais cedo geralmente ocorre no fim do mês de maio por volta das 17:10 e o dia em que o sol se põe mais tarde ocorre geralmente em janeiro por volta das 18:00.
Que cuidemos de preservar o nosso ambiente para manutenção das condições climáticas que permitirão a continuidade de vida com qualidade, para que as gerações futuras que irão viver em Aracaju sejam felizes!

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE