**PUBLICIDADE
O drama dos rodoviários
Publicado em 04 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se
A simples substituição de uma empresa por outra não irá sanar as pendências trabalhistas em questão na Justiça
.
Não há tempo errado para fazer o certo. Embora tenha perdido uma excelente oportunidade de resguardar os direitos trabalhistas aviltados pela Viação Progresso, ao vetar um projeto de Lei do vereador Camilo Daniel, a prefeita Emília Corrêa finalmente adotou atitude correta, em favor dos usuários do transporte coletivo e dos trabalhadores.
.
Em nota, a Prefeitura de Aracaju informa que, conforme o Decreto nº 8.042/2025, publicado no Diário Oficial em 10 de março, foram estabelecidas novas regras para o transporte coletivo. De acordo com as novas diretrizes, apenas ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) poderão operar no sistema.
.
Em razão dessas mudanças, a Viação Progresso está sendo gradualmente banida de Aracaju. Para garantir um mínimo de 80 veículos em circulação e evitar a desassistência da população, a operação da empresa RS Transportes foi antecipada para a quinta-feira, 3 de abril. Ontem, 10 ônibus da nova empresa começaram a operar no sistema, e outras empresas que integram a frota estão prestando suporte, com atuação também na Zona de Expansão. A substituição completa será concluída até o dia 10 de abril.
.
Ainda é preciso voltar um olhar sensível para o drama dos trabalhadores rodoviários. A RS Transportes sinalizou que irá absorver os trabalhadores da Viação Progresso, garantindo a continuidade dos empregos no setor. Mas a simples substituição de uma empresa por outra não irá sanar as pendências trabalhistas em questão na Justiça.