Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


O Futuro que queremos juntos


Publicado em 16 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O título deste artigo é o de um evento que será realizado pela Fundação Nobel em 13 de setembro de 2022 em Singapura. No referido evento pretende-se responder às seguintes indagações: Como podemos fazer um futuro melhor? O que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas? O que não devemos fazer?
Será uma série de conversas francas que exploram o melhor caminho para um mundo com maior bem-estar para todos. A intenção de realizar o evento em Singapura pela entidade é reunir jovens de toda a Ásia-Pacífico com ganhadores do Prêmio Nobel e especialistas internacionais em uma série de discussões que preencherão a lacuna entre as gerações. Assim, em um conjunto único de conversas, a entidade pretende colocar o foco na educação, mudanças climáticas, saúde, bem-estar econômico, nosso futuro digital e felicidade. Além disso, uma sessão especial explorará a guerra e a paz e também a próxima fronteira, o espaço, perguntando se estamos condenados a repetir os erros do passado.
Conforme informado pela Fundação Nobel, os laureados com o Prêmio Nobel confirmados são atualmente: Steven Chu, laureado de física em 1997; Angus Deaton, laureado em ciências econômicas 2015; Esther Duflo, laureada em ciências econômicas 2019; Serge Haroche , laureado em física em 2012; May-Britt Moser, laureada em medicina 2014; Paul Romer, laureado em ciências econômicas 2018; Kailash Satyarthi, laureado pela paz em 2014 ; George Smoot , laureado em física em 2006.
A Fundação Nobel entende que trabalhando juntos, podemos ajudar a visualizar e traçar o futuro que queremos.
O evento que estou difundindo e apresentando neste ensaio tem a denominação de ” Diálogo do Prêmio Nobel” e é uma reunião aberta e interdisciplinar que reúne uma constelação única de ganhadores do Prêmio Nobel, cientistas líderes mundiais, formuladores de políticas e líderes de pensamento para discutir questões globais que afetam a todos nós. Um fórum para cientistas e não cientistas, o encontro visa aprofundar o diálogo entre a comunidade científica e toda a sociedade.
O Diálogo do Prêmio Nobel é gratuito e acessível a uma audiência mundial online. É possível assistir a todas as sessões em YouTube.com/NobelPrize ou no site do evento www.nobelprize.org/the-future-we-want-together. Cabe destacar que mesmo após a realização das sessões é possível assistir, pois as sessões serão arquivadas e postadas no canal do YouTube.
Sobre a programação do evento cabe destacar que as inquietações que nortearão as respostas esperadas pela comunidade por parte dos cientistas.
Teo Chee Hean é o convidado de honra para a cerimônia de abertura. Ele foi nomeado Ministro Sênior em 1º de maio de 2019. Desde 21 de maio de 2011, ele também atua como Ministro Coordenador da Segurança Nacional. Ele também supervisiona o Grupo de Nação Inteligente e Governo Digital, a Secretaria de Coordenação de Segurança Nacional, a Divisão Nacional de População e Talentos e a Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas sob o Gabinete do Primeiro-Ministro de Singapura. Na primeira fase de sua carreira, ele serviu nas Forças Armadas de Singapura (SAF), onde ocupou vários cargos de comando e estado-maior na Marinha da República de Cingapura e no Estado-Maior Conjunto. Em 1991, foi nomeado Chefe da Marinha e promovido ao posto de Contra-Almirante.
Ao abordar o nosso futuro digital espera-se que as seguintes perguntas sejam respondidas: Como as tecnologias digitais podem melhorar a saúde? Podemos reduzir os danos que as mídias sociais podem causar aos adolescentes? Como combatemos a desinformação online? Estas e outras questões estarão na sessão sobre nossos futuros digitais.
Na abordagem de bem-estar face às alterações climáticas, que será apresentado por Steven Chu, laureado em física 1997, as seguintes indagações estarão presentes: Como as pessoas na Ásia-Pacífico estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas? Como seria a justiça climática? Podemos remover carbono da atmosfera? Esta discussão examinará como podemos causar impacto em um desafio crescente.
Na discussão de bem-estar econômico, que será apresentado por Paul Romer, laureado em ciências econômicas 2018, teremos respostas para: Como podemos reduzir a desigualdade? Qual é o impacto do desemprego juvenil? Podemos enfrentar as armadilhas da pobreza para comunidades com pouco acesso à educação? Como o crescimento econômico se relaciona com o bem-estar? Além de diversas outras indagações sobre o tema.
Sobre o tema educação e o futuro da juventude, que será apresentado por Esther Duflo, laureada em ciências econômicas em 2019. Busca-se responder o seguinte: Como a educação difere na Ásia-Pacífico? As inovações digitais podem melhorar o aprendizado? Quais são as barreiras para a educação das mulheres? Como a educação pode aprender com as experiências durante a pandemia do COVID-19? A educação precisa ir além do aprendizado de fatos?
O tema saúde após a pandemia será apresentado por May-Britt Moser, laureada em medicina 2014. Ela responderá às seguintes indagações: Como podemos reduzir as desigualdades na saúde e aumentar o acesso aos cuidados de saúde? Devemos mudar nossas dietas para melhorar nossa saúde? Que intervenções de saúde pública podem salvar vidas? Nesta seção espera-se que olharmos para a nossa saúde futura e os desafios éticos que a acompanham.
O tema busca da felicidade que será apresentado por Angus Deaton, laureado em ciências econômicas 2015 irá responder às seguintes indagações: A felicidade é algo que devemos aspirar? Como as percepções de felicidade variam na Ásia-Pacífico? Os governos têm um papel no enfrentamento da crise de saúde mental? Esta será a discussão final do evento, a felicidade. Então julgo um evento referencial para pensarmos no futuro da nossa sociedade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE