(Divulgação)
O País do Forró
Publicado em 19 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Rian santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Evento raro, alguém esbarrar em um trio pé de serra sob a sombra dos cartões postais de Aracaju.Mas Sergipe é o País do forró – a canção de Rogério e o governador Fabio Mitidieri me garantem.
Esta página reclama a presença de forrozeiros nas esquinas há anos. Por via de regra, no entanto, a turma do arrasta pé só dá o ar da graça durante os festejos juninos, nos palcos mais acanhados. E olhe lá!
Sufocada pela lógica dos grandes eventos, a festa mais querida pelos sergipanos existe somente na memória dos mais velhos. Quando o Forró Caju transformou o São João em espetáculo – obra e graça do prefeito Jackson Barreto, há mais de 30 anos -, sanfona, triângulo e zabumba passaram a ser tratados com a condescendência devida às peças de museu. E, no entanto, uma vez reunidos, compõem o maior Power Trio do mundo!
Conto os dias para dar de cara com um trio pé de serra no meio da rua, sem mais nem menos, sem aviso, com a naturalidade de quem troca uma nota de R$ 2 por uma lata de amendoim cozido nos botecos do mercado. Até lá, a canção de Rogério, a promessa do governador, serão para mim lorota de gente graúda, estratégia de turismo falida – ou o arremate feliz de um verso bonito.