Obra do DNIT pode afetar coleta do lixo em Aracaju
Publicado em 20 de abril de 2018
Por Jornal Do Dia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) retomou os serviços de duplicação da BR-101 no trecho entre Pedra Branca, no município de Laranjeiras (SE) e Maruim (SE). O prazo previsto para conclusão é de 120 dias. A obra deixa em alerta a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), pois as carretas da Empresa Estre que trafegam todos os dias por aquele trecho da rodovia federal, com o lixo domiciliar coletado em Aracaju, poderão levar mais tempo para chegar ao aterro sanitário instalado em Rosário do Catete, município localizado há oito quilômetros do local que recebe as melhorias.
Diariamente, são dez carretas prestando serviço à Emsurb e transportando 1.300 toneladas de resíduos sólidos. "Essas carretas recebem o lixo domiciliar dos caminhões coletores, como também volumosos, ainda na área de transbordo, em Nossa Senhora do Socorro, e seguem para o aterro em Rosário. Retornam e repetem o procedimento cinco ou seis vezes no mesmo período. Com o sistema ‘pare e siga’ em ação, naquela área da BR, o procedimento, possivelmente, se tornará lento, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
O presidente ressaltou que, mesmo existindo essa possibilidade de atraso, a coleta não deixará de acontecer. "Logo a população pode deixar o lixo nas portas de suas respectivas residências".
Ele acrescentou que, prevendo evitar possíveis transtornos à comunidade, a Emsurb já sugeriu à Empresa Estre viabilizar as alternativas.