Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Obras do PAC Prevenção Seca em andamento


Publicado em 19 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia


Iniciadas em outubro deste ano, as obras do PAC Prevenção Seca, executadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), estão em fase de consolidação. São três obras que abrangem o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Itabaianinha, Alto Sertão e Sertaneja. A meta é amenizar os efeitos da estiagem na região semiárida sergipana. Cerca de 150 mil habitantes terão a oferta de água ampliada até o final de 2014, quando está prevista a conclusão de execução dos projetos. Estão sendo investidos R$ 156 milhões com recursos do

Governo Federal e garantidos pelo Governo de Sergipe.

Nas três obras os moradores já podem ver frentes de trabalho concretizando a realidade tão esperada por muitos. "Antes a gente tinha dificuldade para conseguir água para cozinhar, beber, tomar banho e viver. Agora, eu tenho a esperança de que a situação vai melhorar, não teremos o que reclamar se a água chegar na torneira", diz a moradora de Umbaúba, Maria Bela, revelando que o momento é oportuno.

A ampliação da produção de água põe fim à dificuldade histórica de acesso às fontes de abastecimento, dando maior segurança hídrica pelas próximas duas décadas para população. A região onde estão inseridos os municípios de Itabaianinha, Umbaúba e Tomar do Geru, por exemplo, apresenta como característica o reduzido universo de alternativas de fonte de suprimento de água. No período de estiagem este cenário é agravado. Tais efeitos serão amenizados com a duplicação da adutora e de estruturas complementares como a construção de uma barragem de nível e Estação de Tratamento de Água (ETA).

A duplicação do SIAA de Itabaianinha foi a primeira a ser iniciada e é a mais adiantada no momento. Com o início das obras, as equipes estão focadas na implantação a adutora de água bruta em Umbaúba, na rede de distribuição no povoado Matinha e no reservatório apoiado de 600 m² em Itabaianinha. O investimento permite a construção de um sistema de produção onde será disponibilizado água potável para atender o crescimento populacional e a demanda das três cidades que envolvem o SIAA de Itabaianinha, além de povoados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE