Sexta, 29 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE


Observatório de Sergipe registra queda no índice de desemprego no estado


Avatar

Publicado em 21 de novembro de 2017
Por Jornal Do Dia


O Estado de Sergipe registrou no 3º trimestre de 2017 queda para 13,6% no índice de desemprego, o que representa um decréscimo de 0,5 ponto percentual frente ao trimestre anterior (14,1%). O levantamento foi feito pelo Observatório de Sergipe, vinculado a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua),

Os dados levantados pelo Observatório de Sergipe indicam que a população desocupada no Estado ficou em aproximadamente 139 mil no 3º trimestre deste ano, correspondendo uma queda de 3,5% frente ao trimestre anterior (aproximadamente 144 mil pessoas). O resultado ficou acima do registrado pelo Brasil (12,4%) e abaixo do alcançado pelo nordeste (14,8%).

Na análise por grupo de atividades os setores do “comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas” foram as que mais ganharam trabalhadores: um acréscimo de 14 mil, em comparação ao trimestre anterior. Em seguida vem serviços “domésticos e informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com um aumento de 8 mil  e 7 mil trabalhadores, respectivamente. O grupo que contempla ‘construção civil’ também teve  um incremento de 2 mil trabalhadores.

As maiores perdas ocorreram nas atividades ‘agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’ e ‘indústria geral’, com 11 mil e 10 mil trabalhadores a menos, respectivamente.

Ainda de acordo com o boletim, a população sergipana ocupada no 3º trimestre de 2017 continuou a mesma do trimestre anterior (881 mil pessoas).  Já o nível de ocupação, que mede a parcela da população com trabalho em relação à população em idade de trabalhar, atingiu 48,4% no 3º trimestre deste ano, 0,2 ponto percentual a menos que o trimestre passado. No mesmo período de 2016, o indicador era de 48,7%.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE