Quinta, 30 De Novembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Oceanário de Aracaju registra nascimento de tubarão lixa fêmea


Avatar

Publicado em 02 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


O tubarão-lixa é encontrado em todos os mares tropicais e pode alcançar até 4 metros de comprimento. Foto: Oceanário

Milton Alves Júnior
 
Uma situação rara foi registrada e anunciada pelo Projeto Tamar, em Aracaju. Depois de 21 anos de funcionamento, o oceanário localizado na Orla de Atalaia, região sul da capital sergipana, oficializou o nascimento de um tubarão fêmea da espécie lixa. Medindo 25,8 centímetros e pesando 120 gramas, o mais recente morador do espaço nasceu no dia 29 de abril, mas em decorrência dos protocolos internos, a informação só foi divulgada no início desta semana. Passados três meses do seu nascimento, hoje o tubarão mede 35,5 centímetros, pesa 320 gramas, bem como possui uma alimentação balanceada, diária, a base de peixes, lulas e camarões. Desde a tarde de ontem, ‘Aju’, como foi denominado, pode ser visto por visitantes.
Biólogos e gestores do Projeto Tamar indicam que essa espécie de tubarão está ameaçada de extinção, é ovípara (põe ovos), e tem dificuldade de procriar fora de seu habitat. O primeiro fato considerado bastante raro foi registrado no ano de 2015, quando um casal de tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum) se reproduziu pela segunda vez no Brasil em tanques instalados no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Bahia. Naquele momento o caso foi apontado como inédito na América Latina e raríssimo no mundo. O tubarão-lixa é encontrado em todos os mares tropicais e pode alcançar até 4 metros de comprimento. Não habita áreas frias. No Brasil, ele é achado principalmente no Nordeste, com destaque para a Bahia.
O limite de ocorrência é o estado de Santa Catarina. Eventualmente, aparece no Rio Grande do Sul. Diante da recorrência gradativa de casos semelhantes a este anunciado em Aracaju, o Brasil tem se destacado na reprodução desta espécie em cativeiro. Em virtude destes fatos, há sete anos o país tem sido objeto de trabalho científico que envolve pesquisadores brasileiros e internacionais. Vale lembrar que o Projeto Tamar é patrocinado pelo programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. Sobre o índice de ataques de tubarão-lixa, estes números são considerados extremamente baixos em virtude desta espécie apresentar hábitos noturnos e permanecer imóvel por horas durante o dia.
 
Funcionamento – Aberto de terça à domingo das 10h às 17h, para visitar o oceanário de Aracaju basta entrar em contato através do telefona: (79) 3243-3214 / 3243-6126, ou encaminhar e-mail para: [email protected]. Os ingressos para acessar o espaço também podem ser adquiridos na bilheteria localizada ao lado do portão de entrada.
**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade