Policial retira idosa de casa afetada por incêndio de ônibus no Marcos Freire
Ônibus pega fogo e atinge casas
Publicado em 20 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
Em até trinta dias peri- tos da Secretaria de Es- tado da Segurança Pública pretendem anunciar as causas do incêndio envolvendo um ônibus da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. O sinistro foi registrado na manhã do último domingo (18), no conjunto Marcos Freire II, município de Nossa Senhora do Socorro, quando o veículo seguia a rotina de serviço e transportava onze funcionários da unidade hospitalar. O motorista e os demais ocupantes do veículo conseguiram sair sem nenhum ferimento, mas agentes da Polícia Militar necessitaram prestar assistência a moradores de quatro casas que foram atingidas parcialmente pelas chamas.
Ao perceber o início do incêndio, o motorista do ônibus estacionou imediatamente o veículo em via expressa, solicitou a saída dos ocupantes e não conseguiu conduzir o ônibus para uma área menos povoada. Além das chamas, a fumaça gerada pelo incêndio inibiu a possibilidade dos moradores das casas atingidas a deixarem o imóvel pela frente. Uma senhora de 80 anos estava dormindo no momento do acidente, pediu socorro e foi resgatado pelos fundos da residência. Para realizar a retirada da vítima, com um auxílio de escadas e orientações dos moradores os agentes da Polícia Militar necessitaram entrar pelo telhado, derrubar parte do muro e deixar o imóvel.
Conforme informações apresentadas pela direção do Hospital de Cirurgia, um curto circuito no veículo acabou contribuindo para que o incêndio fosse iniciado e alastrado rapidamente ao ponto de o motorista não ter tempo suficiente para controlar as chamas com o extintor veicular. Diante da visível perda de controle, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar e apagar o fogo, e, após o resfriamento total do incêndio, começar a perícia para identificar os motivos. Os peritos também tiveram acesso às residências atingidas a fim de analisar se houve comprometimento da estrutura física. Profissionais da Energisa também foram acionados e desligaram a rede.
De acordo com o morador Charles Teles dos Santos, assim que os moradores começaram a perceber o desespero do motorista, muitos tentaram ajudar no acolhimento aos passageiros e retirada das pessoas que seguiam dentro das residências. O acionamento das equipes ocorreu de forma coletiva. "Todos fizeram alguma coisa. Moro próximo e logo que soube eu corri para tentar ajudar de alguma forma. A Polícia quando chegou também passou o rádio para o Ciosp e reforçou o pedido de ajuda. A preocupação maior ficou por conta da idosa que estava dormindo e acordou no susto, com tanta fumaça dentro de casa", declarou.
O Hospital de Cirurgia informou ainda que engenheiros contratados pela unidade foram encaminhados para o local do sinistro para averiguar os prejuízos causados pelo acidente nas quatro casas. Um laudo será apresentado à direção geral do HC a qual já se comprometeu em arcar com a manutenção integral dos prejuízos causados. A proposta é promover os reparos o mais breve possível.