Um caso único.
Onze anos de canções
Publicado em 21 de março de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
O poeta João Victor Fernandes, produtor cultural dos mais dedicados, dá pasto a um gesto largo de gentileza e me convida para o show de Arthur Matos – oportunidade em que os onze anos de atividade do menestrel sergipano serão celebrados em presença do prezado público.
Agradeço o convite. Exulto com a chance de testemunhar um artista em seu habitat natural, o palco. Em tempos de internet e lacração, há quem confunda as bolas, misture os papéis, vislumbre ganhos de ordem variada na simulação das preocupações mais graves. Arthur não. Ao invés de trabalhar à cata de likes nas redes sociais, ele faz de tudo par impulsionar a sua música por todos os canais possíveis. Resultado: mais de um milhão de reproduções individuais, somente no Spotify.
O pronunciamento de um artista corresponde sempre à afirmação dos valores mais caros a sua experiência de mundo. No caso de Arthur, rubrica sob uma das discografias mais volumosas do novo cancioneiro Serigy, o testemunho se firma sobre as qualidades da própria música. E isso basta para o diferenciar da arraia miúda, pular fora das panelinhas da acanhada cena local – um caso único.
Em conversa com o Jornal do Dia, ele já falou sobre a suposta facilidade de fazer música, compor e gravar discos, confinado no fim do mundo.
“Nem um pouco fácil. Na verdade, essa “média” de discos vem da minha inquietude, da vontade de realmente fazer o que amo. Eu volta e meia me pego escrevendo alguma melodia. A intenção maior ainda é espalhar a mensagem”.
O show – O cantor e compositor sergipano Arthur Matos comemora os seus onze anos de carreira solo em uma apresentação exclusiva que acontecerá sexta-feira, 24 de março, às 20h, no espaço cultural do Café da Gente Sergipana, anexo ao Museu da Gente Sergipana.
Arthur estará acompanhado pelos músicos Rafael Ramos e João Mário. E contará também com a colaboração de Maria e Milena, Gabriel Galvão, também Victor Barcelos e Victoria Amado, em participações especiais.
O artista, que possui sete álbuns lançados, alcançou o marco de mais de 1 milhão de plays na plataforma de streaming Spotify, levando a música sergipana para todo o Brasil e mundo.