Operação Acalento apura crimes contra crianças e adolescentes
Publicado em 17 de julho de 2021
Por Jornal Do Dia
A Polícia Civil, através das Delegacias de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas (DEACAV/DAGV) de Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e da Coordenadoria das Delegacias de Polícia Civil do Interior, deflagrou nesta sexta-feira (16), a Operação Acalento.
A ação faz parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas – SEOPI, com o objetivo de combater crimes praticados contra crianças e adolescentes nos 26 estados e no Distrito Federal.A operação integrada teve início no dia 04 de junho, "Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão", denominado assim pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma data alusiva à reflexão e ao protesto aos diversos tipos de violência perpetrados contra crianças e adolescentes no mundo.
Desde então, a Polícia Civil de Sergipe apurou mais de 240 denúncias registradas entre março de 2020 a maio de 2021, em 10 municípios sergipanos. Foram gerados 88 procedimentos investigativos, 718 crianças e adolescentes vítimas de violência atendidas e a prisão de 12 agressores. A operação empregou 45 policiais civis.
Nesta sexta-feira, o Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Aracaju também apresenta as estatísticas de mandados de prisão e de procedimentos realizados durante a operação.
Segundo os delegados Ronaldo Marinho e Josefa Valéria, titulares da DEACAV, os trabalhos de investigação da unidade foram intensificados nos dia 1º e 20 de junho e nos dias 5 e 16 de julho."Registramos em Aracaju durante o período da operação, 158 boletins de ocorrência, 33 denúncias apuradas, 192 vítimas atendidas e 169 diligências realizadas, instauramos 32 inquéritos policiais e cumprimos oito mandados de prisão", explicaram os delegados.
A delegada Mariana Diniz relembrou a necessidade da denúncia dos crimes contra crianças e adolescentes. "Esta operação é importante pois vem alertar toda a sociedade sobre essa triste realidade que são os crimes contra crianças e adolescentes, e que muitos casos são subnotificados. Reforçamos a importância da denúncia para que a polícia atue e combata esse tipo de crime responsabilizando o agressor. O DAGV funciona 24 horas e estamos atentos e atuando de forma eficaz no combate aos crimes contra grupos vulneráveis", reforçou.
Já a delegada Josefa Valéria destacou que as denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia (181). "Sergipe foi um dos primeiros estados a aderir a esse projeto. Tivemos investigações sobre abandono de incapaz, maus-tratos, mas infelizmente, nosso grande gargalo é a violência sexual contra crianças e adolescente. O trabalho da DEACAV continua. Pedimos apoio à população para que continue denunciando pelo 181. Todas as denúncias estão sendo apuradas", salientou.