Milton Alves Júnior
Uma associação criminosa investigada por envolvimento em roubos, homicídios, tentativas de latrocínio e porte ilegal de arma de fogo foi desarticulada durante o dia de ontem por agentes das polícias Civil e Militar. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a operação em conjunto foi deflagrada na cidade de Itabaiana, região Agreste de Sergipe. Ao avistar a aproximação das equipes – diante da ordem de prisão, dois homens suspeitos de integrar o grupo criminoso tentaram fugir enquanto disparavam contra os agentes. Houve retaliação, e ambos foram atingidos.
Sem apresentar periculosidade aos policiais, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar os primeiros socorros, mas de imediato constataram o óbito dos suspeitos. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) ficaram responsáveis por recolher os corpos. Um terceiro investigado conseguiu fugir e até o início da noite de ontem seguia foragido. Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal do município serrano. A SSP revelou ainda o passo a passo das investigações.
Com base em informações [até então sigilosas] protocoladas pela Superintendência da Polícia Civil, a operação foi motivada ainda por um homicídio qualificado praticado em emboscada por três homens armados, à noite, sem chance de defesa para a vítima. O grupo criminoso é apontado por atuar com alto grau de violência e planejamento, monitorando as vítimas antes das ações. Foi confirmado ainda que a coordenação desta operação foi conduzida pela Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais e de Homicídios da Delegacia Regional de Itabaiana, com apoio do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam).
O Governo do Estado pede que denúncias anônimas contendo informações capazes de colaborar com as buscas do suspeito foragido sejam apresentadas ao setor de inteligência da Polícia Civil. O compartilhamento destes dados deve ser feito a qualquer hora do dia por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido. Profissionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP 190) também permanecem à disposição para encaminhar as informações para a Polícia


