**PUBLICIDADE
Publicidade

Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022


Avatar

Publicado em 12 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Conforme informado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), este ano, o tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual centra-se na propriedade intelectual e nos jovens, que com a sua inovação constroem um futuro melhor. A entidade internacional entende que veremos nos jovens o espírito inovador, dinâmico e criativo impulsionando mudanças positivas.
Cabe ressaltar que todo dia 26 de abril é celebrado mundialmente, o Dia da Propriedade Intelectual, na perspectiva de aumentar a conscientização sobre o papel que os direitos de propriedade intelectual desempenham na promoção da inovação e da criatividade. Para a OMPI, no Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022 é o momento de reconhecer o enorme potencial dos jovens para encontrar novas e melhores soluções que favoreçam a transição para um futuro sustentável.
Cabe registrar que no ano 2000, os Estados membros da Organização Mundial de Propriedade Intelectual escolheram 26 de abril para ser o Dia Mundial de Propriedade Intelectual porque foi nesta data em que a Convenção da OMPI entrou em vigor em 1970. Desde então, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual a cada ano tem sido uma oportunidade única de se encontrar com interessados em Propriedade Intelectual em todo o mundo, discutir o assunto e demonstrar como o sistema de Propriedade Intelectual contribui para o florescimento da música e das artes promovendo a inovação tecnológica que está moldando nosso mundo.
De acordo com a OMPI, jovens de todo o mundo enfrentam os desafios da inovação com energia, engenhosidade, curiosidade e criatividade para liderar o caminho para um futuro melhor. O espírito inovador, dinâmico e criativo ajuda a impulsionar as mudanças necessárias para avançar em direção a um futuro mais sustentável e encontrar a fórmula dos direitos de propriedade intelectual para ajudar os jovens de amanhã a construir um futuro melhor.
O tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2020 é “Propriedade Intelectual e Juventude: Inovando para um Futuro Melhor”, com o objetivo de celebrar a inovação e a criatividade lideradas pelos jovens.
A OMPI aponta que a juventude de hoje é uma fonte incrível de engenhosidade e criatividade que dificilmente é explorada. Esta geração vem com perspectivas, curiosidade e energia renovadas, confiantes em seu potencial e ansiosas por construir um futuro melhor, o que já está mudando as abordagens existentes e impulsionando ações para mudança e inovação.
Dessa forma, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022 será uma oportunidade para que os jovens possam descobrir como os direitos de Propriedade Intelectual podem ajudá-los a alcançar seus objetivos, transformar suas ideias em realidade, gerar renda, criar empregos e ter um impacto positivo no mundo ao seu redor. Com os direitos de Propriedade Intelectual, os jovens têm acesso a algumas das principais ferramentas de que precisam para promover seus objetivos e ambições.
A intenção da OMPI é que a campanha possa permitir que os jovens compreendam melhor como as ferramentas do sistema de Propriedade Intelectual, a exemplo de marcas, direitos de desenho, direitos de autor, patentes, direitos do inventor, indicações geográficas e segredos comerciais, entre outros, podem apoiar as suas aspirações de construir um futuro melhor.
Para a OMPI na juventude estão os inovadores, criadores e empreendedores de amanhã. Sua criatividade e engenhosidade estão impulsionando mudanças em todas as regiões e abrindo caminho para um futuro melhor. O Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022 presta homenagem a esta emocionante geração de viradas de jogo.
A OMPI aponta que atualmente, existem cerca de 1,8 bilhão de jovens (com menos de 24 anos) no mundo e 90% vive em países em desenvolvimento. Como a proporção de pessoas com menos de 35 anos deverá aumentar nos próximos anos, será fundamental que preparemos a juventude numa lógica de que ela seja o agente transformador natural que abre caminho para um futuro melhor em todas as regiões.
E o que são os Millennials ou Geração Z, eles são os agentes transformadores; são pessoas pragmáticas que não têm medo de falar e questionar o status quo. A juventude de hoje é composta por nativos digitais que cresceram em um mundo conectado, com telefones celulares e internet, em que as fronteiras entre o mundo físico e o digital são borradas. Tudo isso formou uma geração que é possivelmente a mais empreendedora, inovadora e criativa que existiu até agora.
A OMPI apela a todos os jovens, onde quer que estejam as suas aspirações (nas artes, ciência, tecnologia, etc.), pois uma mentalidade criativa e inovadora sustentada pelos direitos de Propriedade Intelectual ajuda a fazer a diferença, a participar na campanha deste ano e a descobrir os benefícios que a Propriedade Intelectual pode oferecer.
Precisamos e necessitamos implementar políticas públicas que ouçam as necessidades e preocupações de jovens inventores, criadores e empreendedores e desenvolvam políticas e programas que alimentem e apoiem seu trabalho para inovar em prol de um futuro melhor.
A campanha do Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022 será veiculada em formato híbrido devido às atuais restrições do COVID.
Todos podem e devem participar das comemorações do Dia Mundial de Propriedade Intelectual nas mais variadas maneiras: on line, falando e participando da discussão nas mídias sociais usando a hashtag #WorldIPDay, mantendo-se informado sobre o Dia Mundial da Propriedade Intelectual na @WIPO no Facebook, Linkedin e Twitter, @wipo ompi no Instagram.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade