Órgãos se mobilizam para organização de filas nas agências da Caixa
Publicado em 06 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Uma ação unificada envolvendo agen- tes da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE), Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), voltou a ser realizada na manhã de ontem em Aracaju. Com a perspectiva de orientar e minimizar a aglomeração de clientes em busca de atendimento presencial em agências da Caixa Econômica Federal, desta vez a intervenção social foi protagonizada na unidade situada na avenida Hermes Fontes, de frente à Unidade Básica de Saúde Dona Sinhazinha, na zona Sul da capital sergipana. Em tempos de pandemia provocada pelo coronavírus, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que as pessoas busquem se distanciar das outras em, pelo menos, 1,5 m.
De forma paralela a operacionalidade ostensiva realizada pelos três órgãos envolvidos na ação dessa terça-feira, a direção regional da instituição bancária enalteceu ao JORNAL DO DIA que desde a última segunda-feira as unidades – com o registro de maior fluxo de pessoas ao longo das últimas semanas, passaram a funcionar mais cedo; com duas horas a mais, essas agências têm as suas portas abertas às 8h. Uma medida emergencial e temporária, conforme destacado pela Caixa. Parte dessas ações administrativas, municipal e estadual, é resultado de um conjunto de orientações apresentadas pelo Ministério Público Estadual, o qual também busca adotar posturas que ajudem diretamente na diminuição dos riscos de transmissão da doença.
Ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, é preciso que as pessoas respeitem as demarcações pintadas nas calçadas e parte das ruas e avenidas enquanto estiverem nas filas aguardando por atendimento. Essa ida à agencia deve acontecer apenas após realizar consultas pelos canais de atendimento online ou ligações. O JD, em edição publicada no último dia 30 de abril, mostrou que apenas uma a cada cinco pessoas presentes nas filas que se formam em torno de agências, de fato precisam enfrentar a aglomeração em busca de atendimento pessoal. Esses números fazem parte da mais recente pesquisa de campo realizada pela direção nacional da instituição bancária. Mais de 90% das pessoas buscam sacar o auxílio emergencial de R$ 600.
Outros pontos – Conforme planejado pelo Governo de Sergipe e pela Prefeitura de Aracaju, medidas semelhantes foram realizadas nas unidades do bairro Centro, próxima a Praça General Valadão, e no bairro Siqueira Campos; nesta última agência a diretoria de trânsito da SMTT optou por bloquear parcialmente a travessa Irmã Gildete, em uma extensão de 40 metros. Já por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), banheiros químicos e lavatórios têm sido instalados como forma de permitir que as pessoas possam lavar as mãos após utilizar o banheiro. O Ministério Público de Sergipe, através do Gabinete de Acompanhamento de Crise, busca agora adotar outras medidas a fim de agilizar o atendimento e diminuir o tempo das pessoas nas filas.
Em diálogo com os representantes da diretoria executiva regional, promotores de justiça solicitam que a Caixa Econômica promova, mesmo que em caráter temporário, a relocação de funcionários atuantes nas agências com menor fluxo de pessoas, para aquelas unidades que têm apresentado aglomeração popular. Em contraponto à proposta, a instituição garantiu que tem buscado intensificar as atividades administrativas – incluindo rodízios entre bancários e demais funcionários, a fim de aplicar melhor versatilidade assistencial. Sergipe conta hoje com mais de 800 casos confirmados da doença e 21 mortes notificadas.