Sábado, 30 De Novembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Orsse celebra origens do Brasil com concerto em homenagem ao Dia do Músico


Publicado em 13 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


(Diego di Souza)

Na sexta-feira (22), às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) dará continuidade à Série Cajueiros 2024 com um concerto especial no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, em homenagem ao Dia do Músico. A apresentação contará com a participação da cravista carioca Rosana Lanzelotte, sob regência do maestro Guilherme Mannis. Os ingressos estão disponíveis a preços populares nas bilheterias do Teatro e pela plataforma Sympla. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), e o concerto acontece em parceria com o Instituto Musica Brasilis.
A solista Rosana Lanzelotte interpretará um concerto para cravo e orquestra do compositor português João de Souza Carvalho (1745-1798). O repertório abordará desde influências barrocas e clássicas da música portuguesa até o romantismo brasileiro, com duas interpretações do movimento no Brasil. A primeira, representada por Glorinha Newton, de Francisco Avelino, reflete os salões e festas com um pot-pourri de valsas que remete ao cenário cultural da época. Já a segunda, expressa pela Sinfonia em Sol maior de Nepomuceno, apresenta uma conexão mais direta com o romantismo europeu.
Sobre a apresentação, o maestro Guilherme Mannis comentou: “Homenagear o Dia do Músico com peças nacionais é talvez a maior deferência que possamos fazer à nossa produção. Este será um concerto brilhante, repleto de boa música brasileira. Receber Rosana Lanzelotte novamente é motivo de alegria para nós. Ela já esteve conosco em várias temporadas e, junto com o Música Brasilis, contribuiu para o resgate de composições importantes de Sergipe”.
A solista Rosana Lanzelotte, uma das principais cravistas brasileiras, iniciou seus estudos de música em Aracaju, onde morou dos 7 aos 10 anos. A musicista gravou obras raras de J.S. Bach, Haydn, sonatas inéditas do português Avondano e peças de Ernesto Nazareth, além de obras brasileiras dedicadas a ela.
Lanzelotte também resgatou obras de Sigismund Neukomm, registradas no álbum Neukomm no Brasil, que foi indicado ao Latin Grammy e recebeu o V Prêmio Bravo em 2009.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade