Quarta, 02 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Os 65 da Funcap


Publicado em 29 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Reconhecimento protocolar (Divulgação)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
.
O Governo de Sergipe realizou uma cerimônia das mais enfadonhas, a fim de homenagear 65 profissionais das artes cênicas em atividade na aldeia e celebrar, assim, o Dia Mundial do Teatro.
Há, entre os artistas destacados pelo rapapé do governo, quem tenha se declarado envaidecido com a lembrança. Mas o ego massageado de uns e outros, lisonjeados ou não, mais acomodado que transforma.
Convém lembrar aos 65 atores da Funcap: A mesma gestão que aplaude o artista local (um gesto estritamente protocolar, aliás), abandona o teatro Lourival Baptista à própria ruína.
Um teatro, os leitores me perdoem a exegese de pendor beletrista, é um espaço mágico. Nas lonjuras do Bugio, por exemplo, o grupo Boca de Cena transformou o galpão adotado como sede em uma usina de sonhos. Entra governo, sai governo, a Funcap faz justamente o contrário. Ao invés de abrigar os sustos e sopapos da gente sergipana, o Lourival desmorona lentamente, sem fazer barulho.
Anos atrás, provocada pela reportagem de um jornal, a direção da Funcap admitiu o descaso do governo estadual com o aparelho cultural sob a sua guarda. Segundo a assessoria de comunicação da Fundação, um orçamento foi solicitado à Cehop, tendo em vista a reforma necessária. Mas não havia recursos.
Depois, o Memorial do teatro sergipano, antes abrigado pelo Lourival Baptista, foi transferido para o Teatro Atheneu, sob a curadoria de Grazzy Coutinho. Falava-se, então, de erguer de novo um teatro nas ruínas do prédio antigo. Até agora, nada.
Um dia, o Teatro Lourival Baptista há de abrir de novo as portas. A reforma virá, quando vier, amanhã ou depois. Ainda assim, chegará tarde, mesmo que venha a ser concluída. Lá se vão seis longos anos de descaso com o patrimônio dos sergipanos. Nada remediará os anos seguidos de silêncio tão ruidoso, a erosão acintosa da sensibilidade Serigy.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade