O que é essencial em sua existência?
Palco Giratório acampa em Sergipe
Publicado em 16 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Até o próximo 26 de outubro, o melhor do teatro brasileiro acampa em Sergipe. A 15ª edição do Projeto Palco Giratório promove uma intensa troca de experiências e ampliando o acesso à produção artística, por meio de espetáculos consagrados pelo aplauso de um público diverso, espalhado pelos quatro cantos do país. Este ano, além de Aracaju, as cidades de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto e Nossa Senhora do Socorro também entram nesse circuito cultural.
Hoje à noite, o palco do Atheneu recebe a montagem mais recente da premiada Companhia Brasileira de Teatro (PR). Com direção de Márcio Abreu, "Oxigênio" gira em torno da fábula de Saniok que conta a história de um homem que mata sua mulher por "falta de oxigênio". O texto, que é dividido em dez cenas, é escrito em forma de canções e se fundamenta na mistura de todos os assuntos mais importantes a serem explorados atualmente: religião, política, sociedade e humanidade. A história é retratada de maneira caótica, poética, musical e violenta.
Com a encenação de "Oxigênio", a companhia brasileira de teatro lança no Brasil a obra de Ivan Viripaev, completamente inédita no país. O trabalho do dramaturgo, nascido na Sibéria, tem forte identificação com o trabalho da companhia.
"A musicalidade da palavra expressa no texto, a forma de se colocar diante do público e a revisão do teatro como forma de contato com a plateia são apenas alguns dos elementos que nos conquistaram", conta o diretor Márcio Abreu. "O texto trata de assuntos contemporâneos como violência, terrorismo, racionalidade, consumismo. Discute tudo isso investigando sobre o que é essencial na existência", completa.
A trama parte de um crime passional. Um homem, acusado pelo assassinato da própria mulher, é condenado, juntamente com sua amante. A partir desta fábula, começa uma discussão, polêmica e poética, sobre dramas de uma geração e o que é o "oxigênio" de cada um de nós. A peça estreou em dezembro de 2010 na sede da companhia brasileira de teatro, em Curitiba.
Confira a programação mais um dia de Palco Giratório:
10h e 14h – Espetáculo "Sambalelê" com a Cia. Arte em Ação/SE | Comunidade Mosqueiro
12h – Apresentação musical com o Coral Nova Vida/SE | SESC Centro
14h – Espetáculo "Fábrica de Alegria" com o Grupo Brinquedolê/SE | Comunidade Coqueiral
17h – Espetáculo "A Menina Miúda" com o Grupo A Tua Lona/SE | Praça Fausto Cardoso
20h – Espetáculo "Oxigênio" com a Companhia Brasileira de Teatro/PR | Teatro Atheneu
21h – Espetáculo "Monólogos Desagradáveis – Quatro Mulheres, Quatro Crimes, Quatro Destinos" com a Kaza da Imaginação/SE
Centro de Criatividade