Todos os 140 semáforos de Aracaju passarão a ser inteligentes
Parque semafórico de Aracaju será modernizado
Publicado em 21 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
Atualmente, Aracaju possui 140 cruza- mentos com sinais de trânsito. Desses, 139 são analógicos e um é digital, também chamado de inteligente. Com a modernização, todos os cruzamentos terão semáforos digitais, ou seja, semáforos que se auto-reprogramam a partir do fluxo das vias, se há transporte público ou viaturas. A mudança facilitará e muito a vida do motorista.
De acordo com a diretora de Planejamento e Sistemas da SMTT, Lucimara Passos, a modernização inclui a substituição de todos os equipamentos do parque semafórico atual, como controladores, semáforos e colunas. "O parque semafórico de Aracaju será ampliado de 140 para 150 cruzamentos e será totalmente modernizado. Os equipamentos serão substituídos e receberão novas tecnologias, passando por uma manutenção em toda sua infraestrutura e interligados por uma rede de comunicação (fibra ótica)", informou.
Segundo Lucimara, nesta etapa a rede de fibra ótica será ampliada e diversos equipamentos de alta tecnologia e alta capacidade de processamento e armazenamento de informações serão comprados. "A partir do uso da fibra ótica teremos um reforço de tecnologia na SMTT e posso garantir que sairemos da idade da pedra e vamos para a pós modernidade, pois o vencedor da licitação dos semáforos é o mesmo que opera os semáforos em Nova York (EUA) e vamos ter uma central de monitoramento com o mesmo padrão de qualidade", informou.
Para controlar o novo parque semafórico de Aracaju, será implantada uma Central Semafórica na base da SMTT, que permitirá a gestão inteligente do trânsito. Através dela, será possível alterar as programações por conta das mudanças no fluxo de veículos em tempo real e alterar o sincronismo (quando os sinais ficam verde ao mesmo tempo – onda verde), inclusive dando prioridade ao transporte coletivo, garantindo que o semáforo continue verde quando o ônibus se aproximar.
"A Central Semafórica irá monitorar de forma constante e em tempo real o trânsito e os semáforos das vias do município, inclusive através de câmeras de monitoramento, o que hoje só conseguimos realizar através dos poucos equipamentos de fiscalização eletrônica implantados na cidade", adiantou.
Prazo – De acordo com a diretora de Planejamento e Sistemas da SMTT, Lucimara Passos, a meta é que os semáforos inteligentes sejam implantados ainda este ano. "Em 2017, homologamos o resultado da licitação dos semáforos e ainda estamos em fase de contratação da empresa vencedora e em sequência realizaremos estudos técnicos, treinamento e implantação", detalhou.