O vereador Emerson Ferreira anunciou ontem, na Câmara Vereadores de Aracaju (CMA), sua saída do Partido dos Trabalhadores. O vereador, que está em seu segundo mandato, foi candidato a deputado federal nas últimas eleições e agora se filia ao partido Rede Sustentabilidade, da ex-candidata à presidência da república, Marina Silva, cujo registro foi aprovado ontem, por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Eleitoral.
Relatando um pouco de sua trajetória pessoal e política, Emerson afirmou que sua história no PT, desde o início, sempre se deu de maneira respeitosa e em coerência aos valores historicamente defendidos pelo partido do ex-governador Marcelo Déda, citado pelo parlamentar. "Nunca militei na mesma tendência que Marcelo Déda, mas sempre tivemos uma relação de admiração e respeito mútuos". O parlamentar fez questão de citar os até hoje companheiros de bancada, os vereadores Emanuel Nascimento e Iran Barbosa, "dois nomes que honram o parlamento municipal", afirmou.
Lamentando o fato dos partidos políticos se conduzirem de maneira antidemocrática, já que "os partidos têm seus donos", o parlamentar afirmou que sua filiação à Rede Sustentabilidade, com o qual o vereador já estava envolvido há três anos no processo de construção, é mais um desafio, "o de consolidar uma nova alternativa política para o país, para o estado e para os municípios".
O vereador ainda lembrou do descrédito dos partidos e da classe política no Brasil devido ao nepotismo e mais especialmente, segundo ele, devido à corrupção. "A Rede Sustentabilidade defende valores sólidos, é um partido diferente. Nós vamos construir uma nova política, a boa política. Deixo o Partido dos Trabalhadores, mas não deixo a vida política, não deixarei, jamais, de exercer minha cidadania", afirmou o parlamentar.
Emerson Ferreira encerrou seu discurso fazendo questão de ler o texto Política e Politicalha, de Ruy Barbosa. "Peço licença para citar o mestre, quando ele lembra que ‘política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra’; e de que continua na política porque acredita que ela, a boa política de fato ‘desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento’".


