A cantora Paulinha Abelha, 43 anos, vocalista da banda de forró Calcinha Preta, está internada desde a sexta-feira no hospital da Unimed (Reprodução Instagram)
Paulinha Abelha é transferida para o Primavera e respira por aparelhos
Publicado em 19 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Gabriel Damásio e Milton Alves Júnior
O quadro de saúde da cantora Paula de MenezesNascimento Leca Viana, a “Paulinha Abelha”, vocalista da Banda Calcinha Preta, foi estabilizado ao longo desta sexta-feira, após a transferência dela para o Hospital Primavera, no Jardins (zona sul). Ela ficou uma semana internada no Hospital da Unimed, ao ser diagnosticada com um quadro de insuficiência renal, e foi transferida de lá por volta das 22h da quinta-feira, depois de entrar em coma.
Em seu último boletim, o Primavera informou que, até a noite de sexta, a paciente se encontrava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “em estabilidade clínica, sem necessidade de drogas para manutenção de vida”, e recebendo “terapia renal substitutiva sem intercorrências”. Os boletins estão sendo assinados pelos doutores: Ricardo Leite, diretor técnico; e André Luís Veja, médico intensivista. Um especialista vindo de São Paulo está integrado à equipe, acompanhando o caso da cantora.
No final da tarde, o modelo Clevinho Santos, marido de Paulinha Abelha, confirmou que a esposa permanecia respirando com suporte de aparelhos, mas seu quadro clínico era considerado estável, com bons índices de saturação, pressão, batimentos dentro do adequado, hemodiálise correta, bem como quadro geral sobre controle. “Deus é o Deus do impossível. Que o plano dele seja maior que o nosso. Iremos dar um testemunho lindo, para a glória do Senhor”, escreveu Clevinho, em postagem realizada nas redes sociais.
Na quarta-feira, a paciente apresentou efeito regresso ao tratamento, e precisou ser transferida para uma UTI onde faz terapia renal substitutiva. O quadro ficou estável, mas no dia seguinte foi identificada uma nova piora no quadro clínico, o que justificou a transferência.
Bactéria – Uma das suspeitas levantadas pelos médicos apontam que Paulinha teria, além da crise renal, uma bactéria que atingiu as membranas que revestem o cérebro e o sistema nervoso central. A infecção sofrida por ela é confirmada, mas a hipótese de meningite, no entanto, ainda era examinada com mais detalhes pela equipe.
Sem proporcionar euforia midiática, ofertas de ajuda operacional e/ou financeira seguem sendo protagonizadas por artistas também de renome nacional e internacional, a exemplo do cantor sertanejo Gusttavo Lima e do digital influencer, Carlinhos Maia. Entre as ofertas de ajuda está a disponibilidade de transporte da paciente para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde teria estrutura física ainda mais qualificada para o tratamento. No entanto, os médicos avaliaram que a transferência para outro estado não seria necessária.
Amparo – Nas redes sociais, a cantora Walkyria Santos, ex-integrante da Banda Magníficos, escreveu uma mensagem de apoio: “ô minha amiga, toda essa turbulência tá nos deixando aflitos, mas eu tenho toda certeza que nesse mundo não exista quem não te ame, eu creio em sua cura. Ontem fizemos uma corrente de oração aqui em casa, e tenho certeza que nosso Deus ouviu”.
Diariamente os demais vocalistas e músicos da Calcinha Preta também publicam mensagens positivas. Daniel Dial, Bel Oliver e Silvânia Aquino também costumam participar das correntes de orações. Na área externa do hospital, dezenas de fãs, amigos e familiares seguiam se reunindo e promovendo correntes de orações, o que eles pretendem manter até o exato momento em que Paulinha Abelha receber alta médica.
Fredson Navarro, jornalista e amigo pessoal da cantora há mais de 20 anos, chamou a atenção para a necessidade de as pessoas multiplicarem as ações positivas. “Só Deus sabe o que a família, os amigos e todos os fãs estão passando; só Deus sabe o quanto estamos há mais de uma semana orando a cada instante pela recuperação da nossa Abelha rainha. Quando aqui em Sergipe cheguei, não tinha nem uma semana, ela me acolheu de um jeito incrível. Ela é isso: amor, acolhimento e crença na força divina de Deus”, declarou.
Navarro ainda fez um apelo para que as pessoas não acreditem em especulações e notícias falsas, mantendo a esperança e as orações pela recuperação de Paulinha. “Peço que parem de criar e compartilhar notícias falsas. Sejam humanos; tenham compaixão para com o próximo. Deus proverá, e daqui uns dias iremos estar juntos comemorando a saúde de Paulinha e os seus 30 anos de carreira.”, disse ele.