Pesquisa mostra reviravolta em Monte Alegre
Publicado em 06 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
A pesquisa de opinião pública realizada pelo conceituado Instituto Brasil Data não deixa dúvidas: a candidata Marinez Silva Pereira, a Nena do PHS, não só ultrapassou o seu principal adversário Antonio Fernandes Rodrigues Santos (PSC), o Tonhão, como está registrando crescimento a cada avaliação realizada junto ao eleitorado do município de Monte Alegre.
É que os números da última pesquisa feita nos dias 31 de agosto e 1º de setembro apontam no quesito espontânea Nena com 46,1% das intenções de votos contra 45% conferidos a Tonhão. Já o terceiro colocado, Antonio Geraldo dos Santos Oliveira, o Geraldo da Farmácia, aparece com apenas 0,9%, perdendo dos itens indecisos (6,3%) e Branco/Nulo com 1,7%.
Quando a pesquisa é feita de forma estimulada, ou seja, o entrevistador mostra os nomes dos concorrentes, Nena novamente aparece em primeiro lugar com 46,7% contra os mesmos 45% de Tonhão. Geraldo da Farmácia consegue 1,4% das intenções de votos; os indecisos somam 5,1% e os votos nulos ou em branco chegam a 1,7%.
A ascensão de Nena na preferência popular ficou evidente quando se compara os números da última pesquisa com a que foi realizada nos dias 10 e 12 de julho. Nesta pesquisa registrou-se um empate técnico, resultado muito diferente da pesquisa divulgada pelo candidato Tonhão com apenas uma semana de campanha, ou seja, onde ele (Tonhão) aparece na pesquisa dele com 50% contra 31% de Nena.
O fato real é que as duas pesquisas sérias feitas pelo Instituto Brasil Data mostram claramente a verdadeira posição dos candidatos na preferência dos eleitores de Monte Alegre, especialmente nesta última, quando o número de entrevistados foi de 355 eleitores, teve uma margem de erro de 5,1 pontos percentuais e um grau de confiabilidade de 95%.
Até mesmo no item rejeição, existe um empate técnico entre os dois principais candidatos, ou seja, Nena aparece com 37,9% contra 32,9% de Tonhão, sendo que o candidato Geraldo da Farmácia está em terceiro lugar com 27,6%. Os eleitores de Monte Alegre em sua minoria (1,6%) rejeitam todos os candidatos a prefeito.
A pesquisa do Brasil Data foi registrada junto ao TRE-SE sob número de protocolo 00029/2012. Nas tabelas apresentadas, NS/NR significa não sabe/não respondeu e o percentual válido decorre do total de entrevistados excluídos os que não responderam à pergunta em apreço. A amostra está ponderada no que se refere ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico (medido pela renda familiar) dos entrevistados, como apresentado na seção Perfil dos entrevistados.