**PUBLICIDADE
Publicidade

Pessoa com câncer pode receber benefício


Publicado em 28 de março de 2023
Por Jornal Do Dia Se


É muito comum as pessoas que apresentam enfermidades decorrentes do câncer deixarem de pedir o benefício junto ao INSS por acreditarem que, como não contribuíram, não teriam direito a nada.
Ocorre que, em casos de enfermidades incapacitantes é possível o recebimento de auxilio doença ou mesmo o deferimento de aposentadoria por incapacidade permanente, pago pelo INSS e decorrente das contribuições mensais do segurado.
Ocorre que o sistema de seguridade social possui um benefício mensal pago para as pessoas consideradas incapazes ou deficientes, denominado benefício assistencial ao portador de deficiência, BPC/LOAS o qual é pago para pessoas de baixa renda e que não possuam qualquer fonte de renda apta a manter o seu sustento.
Logo, o beneficio assistencial é pago pelo INSS para pessoas que não trabalham e não recebem nenhum tipo de benefício, e que possuem inscrição no cadastro único (CADUNICO) atualizado.
Caso o CADUNICO não esteja atualizado com as informações de endereço, pessoas que compõem o grupo familiar e rendimentos, é possível procurar o CRAS para a realização da atualização dos dados cadastrais, e posteriormente realizar o pedido de beneficio assistencial junto ao INSS, pelo portal www.meu.inss.gov.br
Para efetuar o pedido do benefício, é necessário ainda que sejam juntados os documentos médicos capazes de demonstrar a situação de enfermidade e incapacidade contemporâneos à data do pedido administrativo.

Verônica Andrade

Advogada especializada em direito Previdenciário e da seguridade social com mais de 15 anos de prática em nossa capital. Membro da comissão de Direito Previdenciário da OAB Sergipe a mais de 06 anos.
email: contato@veronicaandrade.adv.br
Instagram @veronicaandradeadvocacia

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade