Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PETROBRAS BENEFICIA AGRICULTORES


Publicado em 20 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Rosseto, Jose Eduardo e um dos agricultores do Jacare Corituba

JOSÉ EDUARDO ASSINA O CONVÊNIO

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, em Poço Redondo (SE), a nova fase do convênio com a Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe (Cooprase) no âmbito do Programa de Estruturação Produtiva Agrícola. A iniciativa envolve a Petrobras e a Petrobras Biocombustível, com foco na melhoria das condições de produtividade e renda de agricultores familiares do semiárido brasileiro, que produzem oleaginosas (mamona e girassol) para as usinas de biodiesel da Companhia.

A parceria vai beneficiar 450 agricultores familiares, e indiretamente mais de 1,5 mil pessoas, alcançando uma área de cultivo de 900 hectares dos municípios de Poço Redondo, Canindé de São Francisco e Nossa senhora da Glória, na região do Alto Sertão de Sergipe. O convênio prevê investimentos na correção do solo e no fomento à produção através de insumos, mecanização e assistência técnica.

Na solenidade de assinatura, o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, informou que o convênio possibilita o incremento de renda dos agricultores, o desenvolvimento da economia e o cuidado com o meio ambiente. "A Petrobras continua entendendo que é seu dever a responsabilidade social, estamos praticando isto com este convênio e muitos outros que virão."

Em sua terceira visita ao assentamento Jacaré Curituba, o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, ressaltou que a organização e o trabalho dos agricultores engajados no projeto são responsáveis por resultados altamente positivos. "É um prazer voltar aqui e encontrar o projeto cada vez melhor, produzindo mais. São parcerias como esta que nos dão orgulho. Aqui dá pra sentir de perto um Brasil diferente, que estamos construindo juntos."

O gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripoli, destacou a importância deste incentivo para melhorar a produtividade no assentamento. "Com equipamentos e técnicas corretas, a qualidade e produtividade chegam a um patamar mais amplo, e a qualidade de vida destas pessoas melhora consideravelmente".

Para o presidente da Cooprase, João Gomes, a parceria com a Petrobras está permitindo uma vida digna para os agricultores. "Sozinhos não chegaríamos a lugar algum", comentou.

O programa prevê alcançar, em cinco safras, um incremento de 45% na produção de mamona, girassol e feijão e de 30% na renda dos agricultores familiares do semiárido. Além da melhoria das condições do solo das propriedades e do incremento na produção e na renda, o projeto prevê o reforço da segurança alimentar na região e a disseminação de conhecimentos técnicos sobre o solo e manejo com foco na produtividade e na sustentabilidade. Outra meta é o diagnóstico e a criação de uma base de dados socioeconômicos sobre os agricultores e a região, além da promoção e reforço do cooperativismo.
 
Programa de Estruturação Produtiva Agrícola – A nova fase do convênio representa uma retomada do Programa de Estruturação Produtiva Agrícola após estiagem prolongada que atingiu a região. Durante este período, a Petrobras e a Petrobras Biocombustível reestruturaram o programa e estipularam novas metas produtivas, prazos e a criação de polos de produção, o que permitiu, entre outros fatores, a otimização da assessoria técnica e a logística de  apoio a produção e comercialização. O programa contempla os estados do Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade